Acordo da Asplan e INMET permite que produtores de cana acessem dados meteorológicos em tempo

 

Desde 2011 os produtores de cana-de-açúcar da Paraíba possuem uma ferramenta de grande importância para a tomada de decisões no que se refere ao plantio e os tratos culturais realizados em seus campos. Trata-se de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que permite aos produtores o acesso em tempo real a todos os dados meteorológicos da microrregião de Mataraca (PB) a exemplo das previsões de chuvas, clima, ventos, umidade, etc. A parceria, que sai a custo zero para o produtor, prevê a operação contínua e a manutenção de uma estação automática que capta as informações meteorológicas localizada na sede da Estação Experimental de Camaratuba, no município de Mataraca, que funciona sob a responsabilidade da Asplan.

Segundo o coordenador do 3º Distrito Meteorológico do INMET, localizado em Recife e que recebe os dados da Estação de Camaratuba via satélite, Raimundo Jaildo dos Santos, o acordo de cooperação técnica do órgão governamental com a Asplan terá, inicialmente, uma duração de cinco anos. “Nossa relação com a Asplan é relativamente nova. Temos cerca de 10 anos de ações pontuais e agora firmamos esse acordo que beneficia muitos produtores da região, além de acadêmicos interessados e a defesa civil de modo geral, que também tem informações sobre o clima e o tempo na localidade”, frisou o coordenador.

Em todo o país existe cerca de 500 estações automáticas dotadas de sensores para a realização da previsão completa sobre o tempo e o clima. A estação localizada na Estação da Asplan, em Matacara, é uma delas. “Com esse acordo, os produtores, ao acessarem a página do INMET na internet, tem acesso a todas as informações que precisam para esquematizar o início e o fim de seus tratos culturais. Ele pode verificar através das previsões, por exemplo, que hoje não é um dia bom para aplicar o herbicida e se planejar melhor para isso”, disse o presidente da Associação, lembrando, inclusive, que anualmente, o INMET envia seus técnicos para a manutenção da estação automática, de modo que tudo funciona em perfeita sintonia.

De acordo com o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a manutenção deste contrato é uma das inúmeras ações, serviços e atividades disponibilizadas pela Associação, para auxiliar e melhorar o dia a dia dos produtores paraibanos. “Com essa possibilidade de verificar as condições do clima em tempo real, o produtor tem melhores condições de realizar seus tratos culturais”, afirma o dirigente da Asplan.
 
News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórter: Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br” target=”_blank”>esnews@terra.com.br/esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br” target=”_blank”>news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews

www.newscomunicacao.com.br