Desde Janeiro de 2020 que a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) disponibiliza, gratuitamente, uma assessoria técnica e orientativa para os associados resolverem suas pendências junto à concessionária de energia elétrica. São orientações referentes à redução de custos com energia, que vão desde simulações de tarifas, orientações sobre projetos elétricos e solares, cobranças indevidas nas faturas, isenções de tributos para a classe rural, recadastramentos de tarifas mais baixas, descontos especiais direcionados aos produtores rurais, entre outras questões referentes a economia e racionalização de custos no tocante a energia.
Esse serviço é feito pela consultora Girleide Michely que tem ampla experiência na área. Ela lembra que o produtor rural de cana-de-açúcar, devidamente cadastrado e legalizado como tal, tem isenção de 100% de ICMS em suas faturas de energia. “Apesar de ser um direito, muitos produtores ainda nem sabem desta isenção”, afirma a consultora. Há outros casos, segundo ela, em que o produtor pode economizar até 30% do valor da fatura e também há a possibilidade da Energisa, que tem parceria com o governo federal, através do programa Desenrola Brasil, disponibilizar negociações de débitos com descontos e condições especiais.
Ainda dentro da consultoria, Girleide Michely orienta o produtor sobre elaboração de projetos elétricos para irrigantes, faz simulação tarifária e pesquisa de campo. “Há casos que a gente identifica que é possível reduzir os gastos com energia, bastando apenas redimensionar os equipamentos existentes na propriedade ou mesmo elaborando um projeto mais compatível com a realidade e necessidade do imóvel rural”, reitera a consultora que, mais recentemente, ampliou sua atuação e também começou a realizar orientações sobre projetos solares para produtores rurais. “Nós damos orientações sobre indicação de obra para energia solar com redução de custos para o fornecedor que além de ser mais acessível, ainda é mais rápido de ser executado”, reintera ela.
Os serviços da consultoria estão disponíveis para todos os associados da Asplan, independente do porte do produtor, mediante agendamento pelo telefone (83) 99930-1753. Os atendimentos são realizados no prédio anexo a sede da entidade, que pertence à Asplan, na SL 107, destinada exclusivamente para essa finalidade. “Nós identificamos que havia essa possibilidade de ajudar nossos associados em relação a redução de custos com energia elétrica e contratamos os serviços da consultora Michely que tem feito um trabalho primoroso e tem ajudado muito nossos associados nessa questão energética”, destaca o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.