Técnicos do Senar fazem apresentação do cronograma de aulas do Programa Empreendedor Rural previsto para ter início em agosto

 

Evento acontece nesta sexta-feira, no auditório da Faepa, em João Pessoa

Oferecer aos produtores canavieiros de João Pessoa ferramentas para analisar sua propriedade rural através de um diagnóstico, custos de produção, estratégias de comercialização e realizar um plano de ação para melhorar a administração das propriedades rurais. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), apresenta aos fornecedores e membros da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o Programa Empreendedor Rural – PER mantido pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – Faepa em parceria com o SEBRAE. O encontro ocorre nesta sexta-feira (15), a partir das 15h, no auditório do Sistema Faepa/Senar, em Jaguaribe.

Segundo o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o encontro será uma boa oportunidade para que o produtor de cana-de-açúcar, responsável pela maior e mais importante cultura do Estado, conheça a programação e todos os detalhes da capacitação. “Acredito que muitos devam ir ao encontro dessa sexta-feira para conhecer mais sobre a proposta e conversar com os técnicos”, disse Murilo, destacando que o curso agrega conhecimento à classe produtora e estimula a melhoria dos processos.

Destinado a produtores rurais e/ou familiares, o curso é oferecido gratuitamente e tem a duração de 136 horas. Durante os encontros semanais os participantes terão noções de administração, economia global, estratégias de comercialização, legislação agrária e desenvolvimento de projetos. “O aprendizado possibilita aperfeiçoamento na gestão da propriedade rural, possibilitando que o produtor passe a enxergá-la como um negócio rentável”, explica a Assessora de Comunicação do Senar na Paraíba, Juliana Rossignoli. Ainda de acordo com Juliana os interessados devem ser maiores de 18 anos, terem concluído o ensino médio e ser empresário rural. “Como vamos ter aulas de contabilidades então preferimos que os alunos tenham noções básicas de matemática”, ressaltou.

Para o presidente da Asplan essa iniciativa é muito importante para o progresso do trabalho no campo. “Isso é importante até porque, no futuro, teremos os campos dotados de equipamentos tecnológicos e que vão demandar mais conhecimento, para enfrentar as transformações que estão por vir”, destaca Murilo.

O Programa Empreendedor Rural – PER é realizado na Paraíba desde 2007 e já formou cerca de 800 empreendedores rurais. No Brasil já são mais de 20 mil formados. Para o produtor que deseja se informar mais sobre o PER, Murilo recomenda que compareça ao evento de apresentação, nesta sexta-feira (15), no auditório do Sistema Faepa/Senar, na Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, 320, Jaguaribe, em João Pessoa. “É importante que o produtor demonstre logo seu interesse em participar porque as vagas são limitadas”, finalizou o presidente da Asplan.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br” moz-do-not-send=”true”>esnews@terra.com.br/esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br” moz-do-not-send=”true”>news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews