‘Um Dia de Campo sobre variedades RB’ teve a participação de representantes da Asplan

dia campo

dia campoO Dia de Campo da RIDESA que aconteceu nesta quarta-feira (18), no campo experimental da usina Santa Teresa, em  Goiana (PE), contou com a presença de representantes de diversas usinas, fornecedores de cana e empresas ligados ao setor. Na ocasião, foi feito um debate sobre algumas variedades já consolidadas na região Nordeste, a exemplo da RB 92579, RB 867515, SP 813250 e SP 791011. Os engenheiros agrônomos da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Vamberto de Freitas Rocha e Luís Augusto de Lima Santos e os produtores Francisco de Assis Marques, Benon José Barros e João Batista participaram da ação que aconteceu durante toda a manhã.

Na ocasião, os participantes do Dia de Campo tiveram a oportunidade de conhecer os principais clones destaques do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar desenvolvido pela Estação Experimental de Carpina – UFRPE/RIDESA, em parceria com as unidades industriais. Durante o evento, cerca de 16 clones promissores foram apresentados, a exemplo da RB 002754, RB 992506, RB 972631, e detalhado suas limitações, bem como os seus pontos positivos, como teor de sacarose elevado, peso e precocidade.

“Com as explanações pudemos entender que não existe variedade perfeita e sim uma variedade para cada situação que se deseja. O evento demonstrou que o a equipe da RIDESA trabalha constantemente na tentativa de desenvolver sempre o melhor material para a realidade da região”, destacou Luís Augusto, da Asplan.

De acordo com o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, eventos desta natureza são  de suma importância para atualização de conhecimentos. “Esses eventos técnicos são fundamentais para atualizar o produtor e, em se tratando de novas variedades de cana, a importância é ainda mais evidente já que a qualidade da semente influi decisivamente no resultado final da produção”, finaliza Murilo Paraíso.