18º Workshop da STAB abordará plantas daninhas, nutrição, adubação e outros temas ligados à cana-de-açúcar

Produtores de cana tem um encontro marcado para atualizar conhecimentos e as experiências de unidades produtoras no próximo dia 27 de agosto, em Pernambuco. Trata-se do 18º Workshop sobre Plantas Daninhas, Nutrição e Adubação em Cana-de-açúcar que acontecerá no auditório Planalsucar, da Estação Experimental de Carpina, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.  O workshop é uma realização da STAB Regional Setentrional – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil com o apoio do Sindaçúcar. A Associação de Plantadores de Cana da Paraíba – Asplan, também marcará presença no encontro técnico, inclusive com uma palestra a ser proferida pelo presidente da entidade, José Inácio de Morais, no dia 28, às 14h.

Os temas trabalhados no Workshop serão bem variados dentro do recorte proposto e todos com o objetivo de informar ao produtor de cana qual a melhor opção para o seu plantio e produtividade. São diversas marcas que já confirmaram presença e vão levar para o público as novidades e resultados de seus produtos em campo. Além disso, pesquisadores que estudam plantas daninhas, nutrição vegetal e adubação também vão dar suas palestras para ajudar o público na tomada de decisões.

No dia 27, a partir das 8h o público deve chegar para fazer seu credenciamento. O diretor da STAB, Djalma Euzébio, fará a abertura do evento logo em seguida. Depois dará espaço aos palestrantes. No primeiro dia, o público assistirá a palestras da Syngenta; da Lallemand, sobre o Manejo biológico de fungos e nematoides em cana; bem como conhecerão a experiência do manejo de adubação e controle de plantas daninhas em área de gotejamento, com Marcos Mendonça, da Usina Olho D’Água.

À tarde ainda terá a Ubyfol, a Nufarm, a Wilder e a FMC com seus representantes dando palestras sobre seus produtos. A Ecosafe falará sobre bioestimulantes; a Bayer sobre a evolução no manejo de plantas daninhas; e ainda terá o conhecido Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE,  Dr. Emídio Cantídio, que dará palestra sobre “Clorose na cana-de-açúcar cultivada nos tabuleiros costeiros – diagnóstico e recomendações”.

Já no dia 28, o público terá um dia de campo, pela manhã,  com visitação em áreas. Às 14h, o presidente da Asplan, José Inácio dará uma palestra sobre “Manejo de plantio e tratos culturais de fornecedores de cana”. Depois, entrará o representante da Fortune com nutrição e fisiologia no mesmo fertilizante;  o uso de bactérias e pó de rocha como remineralizador do solo. No mesmo dia ainda tem palestras que apresentam as experiências de tratos culturais na Usina Coruripe, em Alagoas e na Usina Taquari, em Sergipe.

No último dia, o Worshop terá início com a palestra de José Benjamin Machado, pesquisador da UFRPE sobre os novos paradigmas na aplicação da vinhaça em PE. Também terá apresentação do pesquisador Willams José de Oliveira, também da UFRPE sobre podridões fúngicas da cana no Nordeste. Empresas como Adama, OuroFino, Yara, Ihara, Basf, Nortox, Stoller, Helm, Agrichem, também estarão presentes no evento demonstrando seus produtos destinados à nutrição, controle de pragas ou nutrição de cana-de-açúcar. O evento será encerrado com uma palestra de Hugo Amorim, da Usina Monte Alegre.

Informações pelos números 81 3320 6850/ 81 99644-5181 ou pelo site www.stabsetetrionsl.org.br. O auditório Planalsucar, onde será realizado o evento fica localizado na Estação Experimental de Carpina da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, situada na Rua Ângela Cristina C. Pessoa de Luna s/nº, em Carpina (PE).