7 de agosto de 2019

Nota de Repúdio

A desinformação e o preconceito produzem aberrações imperdoáveis, tais como, a veiculação de um quadro, num programa de humor, que atentou contra a dignidade, idoneidade e responsabilidade do produtor rural brasileiro. No último sábado (03), de forma irresponsável e descabida, o programa Zorra Total, da Rede Globo, veiculou um quadro lamentável, que desmerece uma classe trabalhadora, responsável por boa parte do PIB brasileiro e que coloca alimentos na mesa de todos nós.

Sem nenhum embasamento cientifico, sem entender como se processa a liberação e o uso de defensivos agrícolas, o programa generalizou o uso destes produtos, maculando, de forma irresponsável, cruel e fora da realidade, a imagem do agricultor brasileiro e de um setor responsável que não faz uso indiscriminado de defensivos, mostrando um profundo desconhecimento da realidade dos campos no país.

Como entidade representativa de produtores canavieiros repudiamos esse tipo de programa que ao invés de informar, desinforma, que ao invés de construir, destrói, que ao invés de formar opinião balizada em dados verdadeiros e reais, macula a imagem de pessoas, cidadãos, profissionais, pais de família e geradores de emprego e renda.

Além da imensa maioria dos produtos liberados pelo Governo Federal ser de produtos biológicos, muitos têm princípios ativos similares e ingredientes ativos já utilizados e que já eram autorizados no país. Portanto, além de uma retificação da Rede Globo, em nome da classe produtora brasileira e, sobretudo, do reestabelecimento da verdade dos fatos, esperamos que não mais nos deparemos com quadros em programas como esse do Zorra Total que, infelizmente, fez juz ao nome.

Vale salientar que sem os defensivos agrícolas, que são usados de maneira responsável, mais da metade da produção de alimentos no mundo não existiria, pois as pragas destruiriam a produção nesta proporção. Ainda reiteramos que alimentos não brotam do nada, mas da terra que é cultivada com o suor e trabalho dos milhares de agricultores e produtores brasileiros que acordam cedo e labutam muito para colocar alimentos na mesa de todos nós. Portanto, respeitem a agricultura e mais ainda as pessoas que atuam no setor.

 

União Nordestina dos Produtores de Cana – UNIDA
Associação dos Planadores de Cana da Paraíba – Asplan
Presidente – José Inácio de Morais

Nota de Repúdio Read More »

Inscrições para Minicurso de Fabricação de Cachaça e Aguardente que será realizado em João Pessoa já estão abertas

Terceiro maior produtor de cana-de-açúcar no Nordeste, o estado da Paraíba também tem uma ótima produção de cachaça, várias marcas, inclusive, apontadas por especialistas como as melhores do país. Com esse cenário favorável e com um turismo que incentiva a experimentação com roteiros exclusivos passando por Engenhos de Cachaça no estado, nada mais natural que o interesse das pessoas em produzir a bebida crescesse cada vez mais. Pensando nisso, a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), está apoiando a realização do minicurso “Fabricação de cachaça e aguardente em nível laboratorial e microindustrial”, que acontecerá no dia 22 de agosto, em sua sede, em João Pessoa. As inscrições já estão abertas e custam R$ 200,00.

O minicurso será ministrado pelo Professor Dr. Vital de Sousa Queiroz, do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Na divulgação da capacitação estão assuntos como “A importância da Industria da cachaça e do aguardente”; “Conceitos e padrões de identidade e qualidade da cachaça e do aguardente”;“Processo produtivo e de controle de qualidade”; e “Viabilidade de implantação de micro empreendimento de fabricação”. Será um dia inteiro de informações importantes para quem está pensando em investir no segmento e produção de cachaça.

Segundo o diretor técnico da Asplan, Neto Siqueira, o intuito da associação é atender sempre às demandas dos produtores de cana da Paraíba e o conhecimento técnico é um dos pilares da entidade para isso. “Esse é um curso muito procurado aqui na Paraíba, que fabrica as melhores cachaças do país. Não é à toa que para esse minicurso já temos inscrições de gente de Pernambuco e do Rio Grande do Norte que se interessam e muito pela nossa produção”, comentou o diretor, destacando que quem se interessar deve se apressar pois as vagas são limitadas.

As aulas acontecerão no auditório da Asplan, a partir das 8h, do dia 22. O minicurso tem uma carga horária de 8 horas, distribuídas pela manhã (8hs às 12hs) e pela tarde (14hs às 18hs). O pagamento da inscrição deve ser feito via depósito bancário (Caixa Econômica Agência 0220; Operação 003; Conta: 546-6).  Ao realizar o depósito, o participante deve enviar foto do comprovante para o WhatsApp (83) 98866-6297 ou para o e-mail estampapb@gmail.com. Todos receberão um livro com todo o conteúdo programático e, ao final, também receberão certificado digital.

Inscrições para Minicurso de Fabricação de Cachaça e Aguardente que será realizado em João Pessoa já estão abertas Read More »