Asplan presenteia senador Efraim no dia de seu aniversário com desenho feito por um artista adolescente autista de João Pessoa
Neste dia 18 de março, o senador paraibano Efraim Filho, comemorou mais um aniversário. E, certamente, ele deve ter recebido muitos presentes, mas, um em especial deve ter lhe chamado atenção: um desenho que reproduz seu rosto. Mas, não se trata de um desenho qualquer. Esse, em especial, foi feito por um garoto paraibano autista de 12 anos que, desde um ano de idade começou a revelar o seu talento artístico. Trata-se de Gleydiandersson Macedo Mendes Oliveira. O presente foi encomendado pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e entregue ao senador paraibano, em Brasília, pelo presidente da Associação, José Inácio que estava acompanhado do primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, respectivamente, Pedro Neto e Raimundo Nonato e ainda pelo Diretor Técnico do DETEC, Neto Siqueira, nesta segunda-feira (18).
Conheça Gleydiandersson Macedo no vídeo abaixo:
“A gente tem uma relação muito próxima com o senador Efraim Filho que é um político que tem uma atuação voltada para as questões do campo e em defesa do setor produtivo e que também é nosso amigo e queríamos presenteá-lo com algo que fosse marcante e enquanto estávamos pensando surgiu a ideia de aproveitar o talento deste garoto paraibano e ao mesmo tempo divulgar um trabalho tão bonito feito por ele, mas, ainda desconhecido”, afirma José Inácio.
O senador ficou agradecido com a homenagem. “Gostei muito, fiquei lisonjeado com esse presente e externo aqui minha gratidão a todos que fazem a Asplan, a todos os amigos que tenho na Asplan, que fazem um belíssimo trabalho junto aos associados, incluindo, esse trabalho social e porque não dizer também a Paraíba, representando um setor muito importante na cadeia produtiva do estado”, disse Efraim Filho.
Segundo a Gerente Administrativa da Asplan, Kiony Vieira, cujo esposo, Antônio descobriu o trabalho de Gleydiandersson, o presente de Efraim foi o pontapé inicial para ajudar a divulgar os desenhos e pinturas do adolescente artista e com isso conseguir ajudá-lo a expandir seu talento. “Ele é um menino muito talentoso, mas, extremamente humilde e que se não tiver ajuda para desenvolver esse talento nato, dado por Deus, terá muita dificuldade para continuar desenhando e pintando”, afirma ela, lembrando que tanto a mesa, quanto a cadeira que ele usa para desenhar são inapropriadas e bastante velhas (a cadeira está inclusive quebrada) e também há pouco material de trabalho porque sua mãe, Cedilma Macedo Silva, tem apenas um benefício do INSS para mantê-los.
“A ideia de retratar Efraim no desenho e presenteá-lo com esse quadro também foi a forma que achamos de chamar atenção de um político influente que pode não só projetar esse trabalho para muito mais pessoas, como pensar em formas de ajudar a criar, por exemplo, um centro cultural para pessoas autistas onde elas possam desenvolver seus dons e habilidades e talentos artísticos”, reitera Kiony, complementando que a Asplan também pensa em realizar uma exposição com os desenhos e pinturas de Gleydiandersson em um dos próximos eventos promovidos pela entidade em sua sede, em João Pessoa. A doação de uma mesa e cadeira para o artista mirim também já está garantida pela entidade.