13 de setembro de 2024

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 terá Circuito de Negócios Agro BB e participação da Asplan com exposição de ações da Associação

A Expofeira Paraíba Agronegócios 2024, que acontece de 15 a 22 de setembro, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, terá como uma das atrações o Circuito de Negócios Agro BB e também a participação de integrantes do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que farão apresentações de atividades com drones realizadas pela entidade em propriedades dos produtores canavieiros paraibanos. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento será das 10h às 22h. A apresentação da Asplan acontece no dia 18, em dois momentos: o primeiro às 15h e o segundo às 16h na carreta agro do BB. A carreta do Circuito estará na Expofeira de 17 a 21 de Setembro.

O objetivo do Circuito de Negócios Agro BB, segundo divulgação institucional do banco, é levar bons negócios para os produtores rurais, movimentar a economia de cada município, bem como realizar palestras para disseminar conhecimento técnico e boas práticas no campo, além de incentivar o empreendedorismo feminino, tanto que a expofeira também contará com a Caravana Mulheres no Topo, antes chamada de BB Pra Elas, que seguirá a mesma agenda do Circuito.

A participação da Asplan acontecerá através da apresentação do projeto de utilização e uso de drones em propriedades de associados da entidade com diversas finalidades, além de outras ações e atividades desenvolvidas pela Asplan. O geotecnólogo e coordenador do projeto de drone, Thybério Luna, fará a apresentação.

Agenda

Além disso, durante os oito dias do evento acontecerão palestras, reuniões, exposições de animais (bovinos, caprinos e equinos), além de realizações de seminários sobre temas referentes ao agronegócio e degustações de comidas regionais. O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com o Sebrae-PB, sistema Faepa/Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). A entrada é gratuita ao público e com horário de funcionamento das 10h às 22h.

De acordo com a programação da Paraíba Agronegócios, haverá exposição de diversas raças bovinas, num total de 700 animais: Nelore, Sindi, Gir, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Holandês. Também estão previstas duas exposições de ranqueada nacional de minigado (120 animais). Além dos bovinos, ocorrerá a ranqueada nacional de pôneis e cabritos (130 animais no total). Outra atração prevista é a exposição de 300 cavalos da raça Manga Larga. O público que comparecer ao evento poderá visitar estandes e currais com caprinos das raças boer, saaney, kalahari, alpina, alpina britânica e de ovinos, com cerca de 550 animais. No sábado (21) vai ocorrer um leilão de animais da raça boer. Haverá ainda no local um agroshopping para a exposição de máquinas, equipamentos agrícolas e implementos.

Fonte: Com informações do site do governodaparaiba

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 terá Circuito de Negócios Agro BB e participação da Asplan com exposição de ações da Associação Read More »

Com o PL do ‘Combustíveis do Futuro’ o Brasil mostra protagonismo no processo de transição energética

“Neste processo de transição energética o Brasil está sendo modelo mundial e com a aprovação do Projeto de Lei 528/20, denominado PL dos “combustíveis do futuro”, nós iremos avançar ainda mais”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que comemorou a aprovação da matéria nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados. O texto agora segue para sanção presidencial.

Segundo José Inácio é preciso que não só o Brasil, mas todos os países procurem diminuir o consumo de combustíveis de fontes fósseis — como petróleo e carvão — substituindo-os por alternativas que diminuam as emissões de carbono e emitam menos gases de efeito estufa. “Neste aspecto, a principal solução para isso está em ampliar a produção e o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, além de estimular o aumento da produção e consumo de biocombustíveis, a exemplo do etanol, que é um combustível limpo, renovável e o Brasil é auto suficiente em sua produção”, destaca o dirigente canavieiro, lembrando que a busca de um mundo mais sustentável é uma missão mundial.

Sobre a parte que o PL dos “combustíveis do futuro” trata sobre as novas margens de mistura de etanol à gasolina, José Inácio, destaca como bons os percentuais sugeridos. De acordo com o texto aprovado, a mistura passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%, tendo o governo a prerrogativa de reduzir para até 22% ou aumentar para até 35%.Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.

Com o PL do ‘Combustíveis do Futuro’ o Brasil mostra protagonismo no processo de transição energética Read More »

Presidente da Asplan comemora aprovação pela Câmara do regime de urgência do PL 3149

“A aprovação do regime de urgência do Requerimento apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) ao PL 3149/2020, que inclui produtores independentes no RenovaBio. é mais uma etapa vencida, mas ainda temos que aprovar o PL no Plenário da Câmara e vamos trabalhar para isso, afinal, são mais de quatro anos esperando o reparo dessa injustiça com os produtores”. Essa afirmativa do presidente da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), José Inácio de Morais, faz referência a exclusão dos produtores no recebimento do CBios do Programa Renovabio que deverá ser revisto com a aprovação deste PL

José Inácio lembra que o mérito da matéria está previsto para ser analisado na primeira semana após o 1º turno das eleições de outubro. “A vantagem agora é que, com a decisão em plenário desta quarta-feira (11), o projeto de repasse de CBios será relatado diretamente em plenário pelo deputado Benes Leocádio (UB/RN), não tendo que passar mais em nenhuma comissão do Casa, o que atrasaria ainda mais a aprovação da matéria”, reitera ele, lembrando que é importante que todos se façam presentes, em Brasília, no dia da apreciação e votação da matéria pelos deputados. “Eu estarei lá e convoco todos os representantes do setor produtivo para irem também”, finaliza José Inácio.

Presidente da Asplan comemora aprovação pela Câmara do regime de urgência do PL 3149 Read More »