Equipe do Projeto Campo Futuro volta a Paraíba para mapear custos de produção de cana-de-açúcar

Equipe do Projeto Campo Futuro volta a Paraíba para mapear custos de produção de cana-de-açúcar

Na próxima quarta-feira (2), a partir das 9h30, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) participa de um importante momento com a equipe do projeto “Campo Futuro”, que reúne produtores, técnicos e representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Pecege para mapear os custos de produção da cana no Estado na safra 24/25. O evento acontece na sede da Faepa, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
O objetivo do mapeamento de custos, explica o diretor do Departamento Técnico da Asplan (Detec), Neto Siqueira, é aprofundar o conhecimento sobre as despesas dos produtores canavieiros com insumos, mão de obra, maquinário e logística. “Quanto mais a gente tiver esses dados consolidados, melhor planejaremos a safra e teremos tomadas de decisões mais assertivas em relação a margens de lucro, negociação de compras e eficiência de produção”, afirma Neto, convidando os associados para se fazerem presentes na reunião.
O projeto Campo Futuro é coordenado pela CNA, com suporte técnico do Pecege e articulação da Faepa. O levantamento coleta dados diretamente de produtores e tem o objetivo de subsidiar desde estratégias individuais até políticas públicas para as regiões produtoras de cana-de-açúcar. E neste aspecto a Paraíba ocupa lugar de destaque por ser o terceiro maior produtor de cana do Nordeste, ficando atrás em volume apenas de Alagoas e Pernambuco.