Um total de 18 alunos da disciplina de Controle Biológico do curso de Pós-Graduação em Agronomia da UFPB, do campus de Areia, conheceram no último dia 18, as duas biofábricas mantidas pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na Estação de Camaratuba. No local são produzidas a Cotesia flavipes (vespas) e o Metarhizium anisopliae (fungos) que combatem, respectivamente, a broca-comum (Diatraea spp) e a cigarrinha da Folha (Mahanarva posticata), que são inimigos naturais da cana-de-açúcar.
Além de conhecerem a produção das duas biofábricas, os alunos ainda viram na prática a liberação dos insumos na planta e participaram ativamente deste processo. O biólogo e Dr. em Agronomia, Roberto Balbino, coordenador da produção das biofábricas, e as líderes de Produção, Oziene Vicente e Lívia recepcionaram os estudantes e o professor responsável pelo grupo, Dr. Carlos Henrique. “Foi uma aula prática sobre produção e aplicação dos bioinsumos que, com certeza, enriqueceu o conhecimento dos graduandos”, disse Roberto.
Os controladores biológicos produzidos na estação são distribuídos gratuitamente para os associados da Asplan e vendidos a preços acessíveis para o mercado de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Diretor do Departamento Técnico (DETEC) da Asplan, Neto Siqueira, explica que a entidade trabalha para expandir a produção. “Já fizemos várias melhorias na Estação, contratamos mais técnicos visando ampliar a produção de vespas, que acontece durante todo o ano, e também a de fungo que se concentra nos meses de março, abril, maio e junho. Além disso, disponibilizamos para nossos associados equipamentos para aplicação dos produtos e orientação técnica para o melhor uso deles”, destaca Neto. A Estação, atualmente, conta com uma equipe de 25 profissionais.