Departamento Técnico

Setor de Sacarose / Industrial

Realizar o levantamento de dados técnicos e financeiros da cana de fornecedores moída nas unidades industriais, sem custos aos associados é uma das principais tarefas desse setor.

É nossa função também, capacitar Agentes Tecnológicos para exercer a função de fiscalização das canas de fornecedores moídas nos laboratórios das unidades industriais, proporcionando assim, uma garantia de que a cana analisada segue as normas técnicas estabelecidas.

A Asplan mantém um laboratório na sua sede com o objetivo de aferição das análises efetuadas na usina/destilaria e a própria Associação.

Setor Agrícola

Na Estação de Camaratuba, a Asplan possui dois laboratórios referência que produzem controladores biológicos – vespas e fungos, que fazem a defesa das principais pragas em canaviais, a Broca Comum e a Cigarrinha da Folha. Por mês são produzidos cerca de 12 milhões de Cotesia flavips (vespas) e cinco toneladas de Metahizium anisopliae (fungo).

Os laboratórios ainda desenvolvem a produção do fungo Beauveria bassiana, controlador da broca ou moleque da bananeira e produz, por meio de um engenho piloto, rapadura e derivados da cana.

A entidade também desenvolve a multiplicação de variedades de cana promissoras, atuando como parceira do Governo estadual na distribuição de cana-semente para os produtores.

Desenvolvemos serviços topográficos e geoprocessamento, muito importantes para a administração e controle da empresa rural.

Oferecemos a prestação de auxílio na elaboração de projetos agropecuários junto às entidades financeiras como Banco do Brasil, Banco do Nordeste entre outros. Entre os projetos, estão os de viabilização do imóvel rural, de outorga do uso da água e o acompanhamento de vistorias e criação de laudos de defesa fundiária.