Dentre os trechos de estradas vicinais – vias não pavimentadas que interligam zonas rurais à zona urbana – apontadas pela Asplan e as unidades industriais que precisam de intervenções estão cerca de 58 km que liga a cidade de Sertãozinho à Usina Miriri; alguns pontos da BR 101, nas mediações do Túnel Jacaraúna, na fazenda Marco João, próxima à praia de Lucena; pontos da PB 025 próximo a cidade de Sapé; outras localidades da PB 030; além de trechos da PB 044, no caminho para a usina Tabu, que precisa de recapeamento e acostamento; e da PB 034, que passa pelo município de Alhandra e precisa de intervenções de tapa buracos em diversos trechos.
Dentre os seis pontos para passagens molhadas requeridas pelos representantes do setor canavieiro paraibano, quatro estão sob o Rio Paraíba, próximos aos engenhos Cangulo e Vigário e à Comunidade da Consolação. Outras passagens molhadas solicitadas estão localizadas sob o Rio Mamanguape, nas mediações da fazenda Santíssimo, e uma próxima a cidade de Cuitegi, nas mediações da barragem. O segmento também pediu a recuperação da ponte de Cobé, localizada sobre o Rio Paraíba, próximo ao município de Cruz do Espírito Santo.
Já das seis pontes que precisam de intervenções (reforma ou alargamento), três estão na PB 034 próximos à Destilaria Tabu; uma está sob o Rio Mamoaba, próximo à Usina Giasa, outra está na saída da BR 101 para a Fazenda Santana e outra no Rio Mumbaba. Outras três pontes, segundo os representantes do setor canavieiro, precisam ser construídas, sendo duas próximas ao Distrito de Cupissura e outra próxima ao município de Pilões, sob o Rio Araçagi.
Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a recuperação dos trechos descritos no documento será benéfica para toda a sociedade e não só para quem vive da agricultura, visto que dentre os trechos solicitados existem muitos que servem, inclusive às cimenteiras e ao tráfego da própria população. “Na PB 044, por exemplo, temos o tráfego de pelo menos 4 mil toneladas de cimento diariamente, fora a cana que sai da Giasa. O recapeamento da via estará ajudando a todos, inclusive a população que reside naquela localidade”, ressaltou Murilo.
Parceria para o desenvolvimento
As ações de revitalização de estradas, pontes e passagens molhadas serão desenvolvidas a partir de uma parceria público-privada firmada entre o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a Asplan e as unidades industriais que processam cana-de-açúcar no Estado. Pelo acordo, assinado na última reunião do DER com os representantes do segmento canavieiro, o estado disponibilizará as máquinas e a contrapartida da iniciativa privada será a mão de obra, combustível, o material e ainda outros tratores. Vale salientar que antes mesmo da formalização do acordo, dois trechos solicitados anteriormente pelo setor produtivo na localidade próxima ao município de Pedras de Fogo e de Jacaraúna, já tiveram suas obras iniciadas pelo Governo do Estado.