Produtores Homenageiam RenanCalheiros

Produtores de cana do Brasil prestam homenagem ao Senador Renan Calheiros

Produtores de cana do Brasil prestam homenagem ao Senador Renan Calheiros

Produtores Homenageiam RenanCalheiros

Produtores Homenageiam RenanCalheiros

O evento aconteceu na última sexta-feira, em Maceió

Vários fornecedores de cana do Nordeste estiveram presentes, na última sexta-feira (16), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), em Maceió, para prestarem homenagem ao senador Renan Calheiros (PMDB), por sua atuação parlamentar em defesa do setor sucroenergético da região junto ao governo federal. O reconhecimento partiu da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e de todas as associações estaduais, que representa mais de 20 mil plantadores de cana do Brasil. A solenidade que iniciou às 10h, foi prestigiada pelos presidentes da Asplana, Lourenço Lopes e da Unida, Alexandre Andrade Lima, além de representantes da federação e de várias associações estaduais, a exemplo da Paraíba, que na ocasião foi representada pelo presidente e o vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso e Pedro Jorge, respectivamente.

 A comemoração, que culminou com um almoço, contou ainda com a presença do deputado federal Joaquim Beltrão; do presidente da Comissão Nacional da Cana de Açúcar da Confederação Nacional da Agricultura e presidente do Sindicato dos Produtores de Cana de Pernambuco, Gerson Carneiro Leão e dos representantes das associações dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte, de Sergipe e da Bahia, além de produtores canavieiros do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Durante o evento o presidente da Unida, Alexandre Lima, lembrou a dificuldade inicial que houve para a aprovação da Medida Provisória que garantiu a subvenção aos plantadores de cana. “Tivemos dificuldades para aprovar essa lei e conseguimos êxito graças a atuação firme do senador Renan Calheiros no Congresso que conhece a realidade do produtor canavieiro e sabe que essa ajuda é fundamental para o seus equilíbrio”, disse Alexandre, que aproveitou a oportunidade para solicitar novo empenho do senador visando aprovar a subvenção para cobrir as perdas da safra 2011/2012, elevando o valor de R$ 5,00 para R$ 10,00 por tonelada.

Segundo o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o empenho do senador Renan foi muito importante para a aprovação do pagamento da subvenção para os plantadores de cana da safra 2010/2011, especialmente nos estados que enfrentam a escassez de chuvas durante o período de seca que reduziu de forma drástica a produção. “A classe é de uma gratidão muito grande ao senador Renan por tudo que tem feito pelo setor e pelos produtores, sobretudo, ajudando a preservar milhares de empregos no campo por meio da cultura de cana na região Nordeste”, avaliou o dirigente.

Em seu agradecimento o senador Renan Calheiros falou a homenagem representa o “dever cumprido”. Renan garantiu ainda, que irá defender uma política pública estável para o setor fazendo com que a subvenção deixe de ser paga de forma improvisada por meio de Medida Provisória. “O reajuste tem que ser consequência de uma conta, é preciso verificar o custo da produção e definir um novo valor para que a subvenção possa continuar a ser paga aos plantadores”, completou ele, lembrando que o seu pai, o ex-prefeito de Murici (AL), Olavo Calheiros, foi plantador de cana por quase 30 anos e que a atividade teve prosseguimento com sua família. “Conheço de perto a  realidade e as dificuldades  do produtor canavieiro e a importância dessa atividade para a economia do Nordeste, por isso defendo ações que fortaleçam a categoria e o setor como um todo”, finalizou o senador alagoano.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
Twitter: @Elianenews