Asplan também integra a comitiva com a representação de dois membros da entidade
Segundo o representante da Asplan a expectativa é muito grande para visitar as instalações industriais e de produção rural da usina considerada uma das mais modernas do país. “Está é a primeira vez que vou a Pindorama e estou muito ansioso para conhecer as instalações da fábrica que é modelo de gestão cooperativada”, contou Neto.
“Queremos ver como funciona esse sistema para, logo que possível, implantarmos aqui na Paraíba”, explica o engenheiro da Asplan.
Idealizada no ano de 1956, pelo suíço-francês René Bertholet. Pindorama foi criada com objetivo de gerar emprego e renda para as famílias da região, desenvolvendo a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade auto-sustentável, diminuindo, com isso, o êxodo rural. Hoje, a cooperativa gera, cerca de 1800 empregos no campo e 300 na indústria – destes, 100 na usina. Localizada na região sul do Estado alagoano, Pindorama tem uma área de 32 mil hectares entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe.
A USINA
Pindorama tem capacidade para produzir 10 mil sacas de açúcar por dia. Trata-se da primeira usina do Brasil, totalmente operada por computadores e comandada por pequenos produtores nos moldes cooperativistas, no qual todos os associados são acionistas da empresa.