Controle Biológico

Com produtos químicos, vespas e fungos. É assim que o plantador de cana-de-açúcar da Paraíba controla pragas como a broca-comum (Diatraea spp.) e a cigarrinha da Folha (Mahanarva posticata), graças ao trabalho da Estação Experimental de Camaratuba, referência no Nordeste no controle biológico de pragas da cana-de-açúcar, os dois “controladores naturais” são produzidos em larga escala, através de suas duas biofábricas. Atualmente, uma média de 26 milhões de Cotesia flavipes (vespas) e de três toneladas de Metarhizium Anisopliae (fungos), são produzidos todos os meses. A Estação é mantida pela Asplan, através de convênios com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP).

Os trabalhos da Estação são coordenados pelo engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento Técnico da Asplan, Luís Augusto, e as biofábricas são supervisionadas pelo biólogo Roberto Balbino.

Em 2022, nas biofábricas foram produzidos um total de 30 toneladas de Metarhizium anisopliae (Fungos), destinado ao controle biológico de, aproximadamente, 8 mil hectares. Com relação à Cotesia flavipes (Vespas) foram produzidas, no ano passado, 253 milhões de insetos, o que corresponde a uma cobertura de 42.300 hectares. A expectativa de produção para 2023 é aumentarmos, ainda mais, a produção de vespas chegando a um recorde de 45.000 hectares tratados.

Desde 1993, a Estação produz esses defensivos biológicos, e as pragas que são combatidas por eles, são corriqueiras não só na região Nordeste, mas de outros locais do País. No NE, a broca costuma incidir durante todo ano, já a Cigarrinha as infestações ocorrem mais entre o período chuvoso (de março a agosto), devido às condições climáticas, que ficam, nesta época, favoráveis para o surgimento e proliferação dessa praga.

O controle biológico destas pragas é repassado, sem custo, para os mais de 1000 produtores associados à Asplan e, em forma de parcerias, para as usinas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, bastando que estes solicitem uma visita ou mesmo façam seus pedidos através do telefone (83) 3241-6424, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 13h.

Através da Estação, os plantadores de cana-de-açúcar da Paraíba têm à disposição técnicas avançadas de controle de pragas, além de orientação para a melhoria da produção e manejo correto do solo para um melhor aproveitamento da cultura.