Segundo o secretário adjunto de agricultura do estado, Rômulo Montenegro, a expectativa é de que o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, também participe do evento, acompanhado de representantes da Emepa e de própria secretaria de agricultura do estado. De acordo com Rômulo Montenegro, o objetivo do Governo é o de implementar o Planejamento Estratégico da Agricultura, já em fase de elaboração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. “Durante a conferência da agricultura em 2011, elencamos cinco cadeias produtivas no estado para receber reforços e a cana-de-açúcar é uma delas. Assim, a expectativa é de que o próprio governador esteja presente na solenidade e receba Pedro Arraes”, explicou o secretário.
Além da cooperação entre a EMBRAPA e a Emepa, cuja contribuição será a de oferecer técnicos com conhecimentos específicos na área de cana-de-açúcar para o desenvolvimento de pesquisas, a parceria também deve contar com o apoio da Asplan e do Sindicato da Indústria do Álcool – Sindalcool, que devem disponibilizar áreas para os experimentos e demais instrumentos necessários para a viabilização das pesquisas que serão realizadas. Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a cooperação entre os órgãos de pesquisa deve fortalecer a cultura da cana no estado com o desenvolvimento de novas variedades mais resistentes e de fácil adaptação do clima nordestino. “Com a iniciativa, vamos finalmente fazer o estudo de nossos solos para no futuro plantar variedades especificas para nosso próprio ambiente”, disse o dirigente.
Murilo destacou ainda que a cooperação também visa a melhoria de todo o sistema de produção dos campos paraibanos, incluindo a irrigação e a transição da colheita manual para a mecanizada, além do zoneamento das áreas de cana. “Com esses convênios vamos aprimorando nossas técnicas e possibilitando a melhoria de nossos canaviais, que há tempos estão carentes de pesquisas para o seu fortalecimento”, frisou Murilo, lembrando a época em que o Planalçúcar e do IAA lideravam os estudos do setor sucroenergético no país. A conquista da celebração da cooperação técnica da EMBRAPA e a Emepa para o fortalecimento da cultura da cana no estado foi fruto de uma reunião ocorrida no dia 20 de março em Brasília entre a Asplan, representada pelo seu diretor adjunto, José Inácio de Morais Andrade, a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio de seu secretário adjunto, Rômulo Montenegro, e a EMBRAPA, através de seu Diretor Presidente, Pedro Arraes.