Vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge Coutinho, representou a entidade paraibana no evento
A inauguração da sede própria da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Extremo Sul da Bahia – AFCESBA, realizada na noite do último dia 16, na cidade de Medeiros Neto, foi bastante prestigiada. O Deputado Federal Amauri Teixeira, o presidente da UNIDA, Alexandre Lima, da FEPLANA, Paulo Leal, o presidente da Associação de Alagoas, Lourenço Lopes, da Associação de Sergipe, José Amado, o vice presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho e vários dirigentes de Associações da região Nordeste, além de empresários, comerciantes e lideranças políticas prestigiaram a cerimônia de inauguração.
Construída na Rua Dr. Antonio Coelho Lima, Planalto I, a sede própria da Associação tem dois pavimentos, é ampla e confortável e vai possibilitar a oferta de vários tipos de serviços aos seus associados, além de apoio técnico e especializado. “A AFCESBA tem como preocupação primeira e indispensável, o melhor atendimento aos associados e a entrega desta sede própria materializa esse objetivo”, disse o presidente da entidade, Jorge Monteiro. A AFCESBA existe desde 2003.
Na ocasião, o deputado federal pelo PT, Amauri Teixeira, recebeu uma homenagem dos produtores em função das defesas que ele faz na Câmara em prol dos produtores canavieiros, especialmente, no tocante a questão da subvenção. O presidente da Unida, Alexandre Lima, também foi homenageado pela aguerrida defesa dos interesses da classe canavieira do Nordeste.
De acordo com o vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge Coutinho, que representou a entidade paraibana na solenidade, o sul da Bahia tem tudo para expandir sua produção canavieira. “A topografia é excelente, há chuvas bem distribuídas e em grande quantidade, o solo é rico e há espaço para expansão da lavoura e para novas unidades industriais”, destacou ele, que além de participar da inauguração da sede da AFCESBA, também visitou a usina Ibirálcool e participou de um almoço oferecido pelo maior produtor de cana da região, o Sr. Paulo Sola, na fazenda Carioca, de sua propriedade. Ainda segundo Pedro Jorge, no extremo sul da Bahia, região que também tem muita pecuária de corte e leite há, atualmente, quatro usinas em funcionamento, sendo a Santa Maria a mais antiga delas em atividade e com maior número de fornecedores.