Nº 06/2024 - 07 DE JULHO DE 2024

PREVISÃO CLIMÁTICA DA ASPLAN SE CONFIRMA E JUNHO TAMBÉM FECHA O MÊS COM TOTAIS PLUVIOMÉTRICOS ACIMA DA MÉDIA EM TODA A MESORREGIÃO DA MATA PARAIBANA

PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS – JUNHO DE 2024

Figura 01 – Precipitação acumulada no período de 01/06 a 30/06/2024. Fonte: www.aesa.pb.gov.bR

Conforme previsto pela ASPLAN, as precipitações pluviométricas no decorrer do período chuvoso do setor leste do estado da Paraíba, mesorregião da Mata Paraibana, teriam comportamento acima da média climatológica. Deste modo, sobre toda a mesorregião da Mata Paraíba, as precipitações pluviométricas registradas no decorrer do mês de junho de comportaram predominantemente na categoria, acima da média histórica e com boa regularidade no decorrer de todo o mês.

Conforme figura 01, em praticamente toda a faixa leste, as precipitações acumuladas no mês, na sua grande maioria, ficaram acima dos 200,0 mm mensais e os totais ultrapassaram os 400,0 mm, nos municípios de Alhandra: 431,8 mm e Pitimbu: 402,3 mm, com desvios positivos (precipitações acima da média) que chegaram, respectivamente, a 32,4% e 33,7% acima da média.

Todos os municípios da mesorregião da Mata Paraibana apresentaram índices acima da média e podem ser observados, na tabela 01 a seguir:

Tabela 01 – Totais observados em junho de 2024 – Mesorregião da Mata Paraibana, distribuidos por microrregião geográfica.

TENDÊNCIA CLIMÁTICA

Figura 02 – Anomalia da Temperatura da Superfície do Mar – média mês junho/2024 (Áreas em tom azul indica temperaturas abaixo da média e em vermelho acima). Fonte NCEP/NOAA
Com o início do fenômeno La Niña, sobre o Oceano Pacífico Tropical, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) resfria-se progressivamente e já predomina sobre a área do Pacífico leste, figura 02, e assim, a atmosfera continua respondendo favoravelmente a evolução das precipitações pluviométricas sobre o Nordeste do Brasil (NEB) e, deste modo, deveremos manter o padrão das previsões climáticas de totais na categoria acima da média histórica. 
 
Com isso, o final do período chuvoso, sobre o litoral do Nordeste do Brasil, em particular sobre o setor leste do estado da Paraíba, passa a ter grande influência das condições predominantes sobre o Oceano Atlântico Tropical, particularmente sobre as condições da temperatura da superfície do mar, próximo a costa leste do NEB.
Figura 03 – Temperatura da Superfície do Mar – média do mês junho/2024 (Áreas em tom azul indica temperaturas abaixo da média e em vermelho acima). Fonte

Deste modo, com o retorno do aquecimento das Temperaturas da Superfície do Mar (TSM), figura 03, sobre o Atlântico Tropical leste, principalmente sobre a costa leste do estado da Paraíba, há um aumento do transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente e que contribuem para manutenção das instabilidades atmosféricas que induzem precipitações pluviométricas na região e consequente manutenção do quadro de chuvas em todo o litoral da Paraíba.

Assim, com condições da permanência do aquecimento das Temperatura da Superfície do Mar, sobre o Atlântico tropical, permanece a garantia de precipitações regulares e totais oscilando na categoria acima da média histórica em todo o litoral paraibano.

TENDÊNCIA TEMPO

Figura 04 – Previsão da precipitação de 08/07 a 14/07 (A) e de 15/07 a 21/07 (B). Áreas em verde e amarelo indicam precipitações representativas, acima de 50 mm. Fonte: GRADS/COLA

Conforme condições climáticas predominantes na atmosfera, com a Temperatura da Superfície do Mar sobre o Oceano Atlântico Tropical acima da média, e sobre o Pacífico Tropical leste, abaixo da normalidade e, condições de regularidade das precipitações pluviométricas sobre o litoral paraibano, o tempo tende a manter condições de ocorrência de precipitações na próxima quinzena com totais semanais oscilando entre 50-70 mm, conforme figura 04, mapas de previsão semanal figuras A e B. 

Assim, a tendência, conforme modelo GRADS/COLA, figura 04, será de continuidade das ocorrências de precipitações pluviométricas no decorrer deste mês de julho, com totais moderados e uma certa variabilidade no decorrer da semana em decurso. As temperaturas, sobre a faixa litorânea, devem se manter mais amênas com máxima chegando aos 29oC e mínima próximo aos 20oC.