A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizou, na tarde desta terça-feira (12), a 30ª reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). O objetivo do encontro, que também contou com a participação do vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho, foi discutir ações que possibilitem o uso racional das águas no estado da Paraíba. Para Pedro Jorge, a reunião foi de grande importância, principalmente, em função das estiagens que abalam o Nordeste e que prejudicam muitos produtores de cana da região. O evento aconteceu no auditório da Aesa, na Avenida Epitácio Pessoa.
“É importante debatermos o tema porque temos que pensar na melhor forma possível para minimizar os efeitos da seca, pelo menos enquanto não tivermos as obras da transposição do São Francisco concluída”, disse o vice-presidente, Pedro Jorge Coutinho, lembrando que esta pode ser uma das ‘frentes’ que buscam soluções para a seca. “Estamos buscando o apoio financeiro do Governo Federal para ajudar o setor a investir nas próximas safras e esta também é uma discussão que pode nos levar a outras soluções”, destacou o dirigente durante a reunião do Conselho.
A Asplan é uma das entidades que possuem assento no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O Conselho é um órgão de fiscalização, deliberação coletiva e de caráter normativo, com os objetivos de coordenar a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos; Explicitar e negociar políticas de utilização, oferta e preservação de recursos hídricos; Promover a integração entre os organismos estaduais, federais e municipais e a sociedade civil e deliberar sobre assuntos relativos aos recursos hídricos.