Tovar condena invasão de terras e presidente da Asplan diz que Brasil precisa de mais políticos com essa visão e iniciativa
“Não podemos permitir a volta do terrorismo no campo, por isso defendo a união de forças do Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), além das forças policiais para discutir junto ao Governo do Estado a proteção de terras produtivas paraibanas”, afirmou, recentemente, o Deputado Estadual, Tovar Correia Lima (PSDB). O pronunciamento do parlamentar se deu em função das recentes invasões de terras por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em vários estados no país.
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, elogiou a postura do deputado. “O Brasil precisa de mais políticos com essa visão e iniciativa, que conheçam a realidade dos produtores, reconheçam a importância do segmento produtivo e saiam em defesa do setor diante destes desmandos do MST que só tem causado prejuízos e desordem”, disse o dirigente canavieiro.
Ainda segundo o deputado paraibano, é inadmissível ficar inerte diante do que está acontecendo. “Não podemos permitir a volta do terrorismo no campo. Temos que tomar uma providência neste sentido, na Paraíba, de forma urgente e antecipada, para que não haja prejuízos por conta das invasões do MST aqui. Nós não apoiamos a invasão de terras privadas e nem de prédios ou terras públicas, a exemplo do que aconteceu com a Embrapa Semiárido, em Pernambuco. Precisamos de paz no campo para que possamos continuar contribuindo para o crescimento do estado e gerando empregos e fortalecendo a economia”, afirmou Tovar.
O parlamentar lembra que a invasão da Embrapa Semiárido atingiu áreas de preservação da caatinga e comprometeu a vida de animais ameaçados de extinção e de pesquisas para conservação ambiental e de uso sustentável do bioma. Os espaços também são utilizados para instalação de experimentos e multiplicação de material genético. “Eu condeno qualquer ato que danifique processos produtivos, áreas produtivas. Não é a melhor forma de lutar por qualquer coisa. Por isso temos que nos unir para que isso não aconteça também na Paraíba”, defendeu o deputado.
Para o Presidente da Asplan atitudes como essa do deputado ajudam a tranquilizar o setor que voltou, este ano, a conviver com essa ameaça de invasão. “As autoridades precisam se antecipar para evitar que isso aconteça também na Paraíba e muito nos alegra ver que o deputado Tovar tem posições firmes contra esse tipo de movimento. Aliás, isso deveria ser combatido por todas as autoridades, pois é inadmissível em qualquer lugar. Invadir patrimônio privado, sedes de empresas e instituições para promover vandalismo, depredação e destruição não tem nada a ver com reforma agrária. Isso é baderna e precisamos nos posicionar contra tudo isso. Tovar que já tinha nosso respeito, agora tem também nossa admiração”, finalizou José Inácio. Ele lembra que o deputado estadual paraibano, Walber Virgulino também tem demonstrado indignação com essas invasões e que é importante que outros parlamentares também manifestem publicamente suas posições.