O Presidente, membros da diretoria e do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) participarão essa semana do 24º Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar, que será promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – STAB Regional Setentrional. O evento ocorrerá de 25 a 27 deste mês de abril, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, em Recife, que apoia o evento junto da UFRPE e Sindaçucar.
Caminhos para consolidação do biogás e biometano, Colheita de cana picada, Interferência da colheita mecanizada na qualidade da cana, Manejo da nutrição e bioestimulantes, Atualidades no uso da vinhaça, Uso de microorganismos, Evolução do uso de bioinsumos na agricultura, Censo varietal e resultados de variedades e clones promissores, Manejo de variedades, Impacto da broca gigante na safra, Alternativas sustentáveis no manejo de plantas daninhas, Subsolagem, Hidrogel, Inteligência artificial no aumento da eficiência das operações agrícolas, Custo da colehita mecanizada no Nordeste, Nova tecnologia de colheita de cana em PE, Limites para o teor de enxofre exigido pela ANP, Aplicação de chapisco automatizado, são alguns dos temas que serão abordados durante os três dias do evento.
Além das palestras, o evento também contará com uma área de exposição de Stands onde diversas empresas agroindustriais atenderão o público formado por produtores, empresários, empreendedores e técnicos de diversas áreas ligadas ao setor sucroalcooleiro.
Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, a expectativa para o evento é bem positiva. “Esperamos trazer várias novidades de ordem técnica, que venham contribuir de forma mais eficaz no desenvolvimento da cultura canavieira no Estado e aprender com as experiências vivenciadas pelas empresas que se apresentarão”, disse o dirigente canavieiro. Além dele, participarão do seminário o primeiro vice-presidente da entidade, Pedro Neto, o segundo vice-presidente, Raimundo Nonato, o Diretor Técnico, Neto Siqueira, o primeiro vice-secretário, Frederico Madruga, o engenheiro agrônomo do Departamento Técnico da Asplan, Luis Augusto, além de outros diretores e associados da Asplan.