Segunda maior instituição financeira do país em crédito rural, ficando atrás apenas do Banco do Brasil, a Sicredi tem potencial, diferenciais de mercado e de relacionamento com o cliente/associado e, portanto, é uma boa opção para que o produtor tenha acesso a variadas linhas de crédito e de gestão de negócios. E foi justamente para reiterar essa afirmativa que representantes da instituição estiveram na manhã desta terça-feira (8) reunidos com produtores canavieiros ligados à Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) para apresentar as linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025 disponibilizadas pela cooperativa. O evento, realizado no auditório da Asplan, em João Pessoa, marcou o início de um ciclo de encontros da entidade com representantes de instituições financeiras que fomentam o setor produtivo.
O presidente da Asplan, José Inácio de Morais abriu o evento, destacando a importância do setor produtivo para o desenvolvimento do país. “Quem carrega o país nas costas é a agricultura. O agronegócio é quem vem se destacando como o setor que mais cresce, mais promove desenvolvimento e progresso, tem um desempenho pujante e tem papel de destaque na composição do Produto Interno Bruto Nacional e na geração de emprego e precisamos defender uma agricultura economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa, seja de que tamanho for”, disse ele.
José Inácio destacou ainda a importância do crédito rural para o setor investir e crescer ainda mais. “O crédito rural é importante porque sem dinheiro não há investimento e crescimento”, disse ele, lembrando que a Asplan não tem preferência por instituições financeiras e estará sempre aberta a bons projetos. Em seguida, o representante da Faepa/Senar e CNA, Mário Borba falou reforçando a importância da agricultura e do setor para o desenvolvimento do Brasil.
O Diretor de Operações da Sicredi Evolução, Lourival Lopes, em seguida, fez uma apresentação institucional da Cooperativa e lembrou que há apenas três anos o Sicredi começou a estruturar a carteira agro no Nordeste. “O Sicredi é uma cooperativa de crédito, cuja missão é ajudar seus associados, estar mais junto do produtor, com apoio, crédito, assistência e serviços, inclusive, com o diferencial de distribuição de dividendos no fechamento de cada balanço anual”, disse ele, discorrendo sobre questões como recursos, objetivos, ativos e projetos sociais desenvolvidos pela instituição que tem uma disponibilidade no atual Plano Safra de 260 a 300 milhões destinados ao Nordeste.
A gerente de Desenvolvimento de Negócios, Ana Paula Marquito, reforçou que a atuação do Sicredi se diferencia das demais instituições, embora haja parâmetros comuns a todas as instituições financeiras que a Cooperativa precisa seguir e mostrou um panorama do mercado, com foco no cenário econômico nacional, com destaque para a meta de inflação contínua, que entrará em vigor a partir de 2025.
Já o Gerente de Desenvolvimento Agro, Claudemir Ferreira, mostrou as linhas do Plano Safra via Sicredi. Segundo ele, apenas os recursos da linha de custeio estão disponíveis, os recursos para investimento ainda não estão liberados. Ele apresentou detalhes do Proirriga, uma linha direcionada a investimentos em projetos de irrigação, que tem uma taxa parametrizada de 10,5% ao ano, o Inovagro, direcionado para projetos de inovação, a exemplo de biomassa, energia solar, cuja taxa também é de 10,5% ao ano, com prazo de oito anos e 2 a 3 anos de carência, o Moderfrota cujas taxas são de 10,5% e 11,5% ao ano, com sete anos de prazo para máquinas novas e cinco anos para usadas e o Moderagro, com taxa de 10,5% ao ano.
O presidente do Conselho de Crédito do Sicredi Evolução, João Bezerra Simões, também presente ao evento reiterou a importância do setor agrícola, especialmente, na Paraíba, o setor canavieiro, e se colocou à disposição para ampliar a parceria da Sicredi com os associados da Asplan, lembrando que a Sicredi tem 122 anos de mercado, oito milhões de associados e R$ 360 bilhões de ativos.
No final da manhã, após as apresentações, o presidente da Asplan agradeceu a disponibilidade dos representantes do Sicredi de irem até a Associação fazerem as apresentações e enalteceu a vantagem do cooperativismo. O Presidente da OCB-PB André Pacelli reforçou a importância da valorização das cooperativas e pediu especial atenção para o formato que está o texto que tramita no Congresso Nacional sobre a reforma tributária que se for aprovada do jeito que está quebrará muitas instituições e cooperativas.