O secretário executivo do Mapa, Geraldo Fontelles, deu ao presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Andrade Lima, uma resposta que alegrou os produtores canavieiros do Nordeste. Segundo o representante do Ministério da Agricultura, o recebimento da documentação dos beneficiários da subvenção pela Companhia Nacional de Abastecimento deve começar este mês. A ação depende agora da assinatura do Decreto Presidencial pelos ministros da Agricultura (Mapa) e da Fazenda e pela presidente Dilma Rousseff. O documento já está pronto. A subvenção é destinada aos plantadores de cana que forneceram para as usinas na safra 2011-2012. Cada beneficiário receberá R$ 12,00 por tonelada de cana, com o limite de 10 mil toneladas por produtor.
Ainda de acordo com Fontelles, o ministro do Mapa, Antônio Andrade, deve assinar o Decreto esta semana, e o encaminhará para a assinatura do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O documento depois vai para a assinatura da presidente Dilma e segue para publicação no Diário Oficial da União. Contudo, o presidente da Unida, lembra que este processo é útil somente para agilizar as questões operacionais junto à Companhia Nacional de Abastecimento, porém, o órgão continua aguardando a publicação da nova medida provisória para garantir a liberação do recurso da subvenção, anunciada desde maio pela presidente da República.
Serão liberados R$ 125 milhões para os produtores da região Nordeste. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, lembra aos associados que ainda não compareceram a entidade para assinar a documentação comprobatória de entrega da matéria-prima nas unidades industriais que o façam o mais rápido possível. “Se não assinar, o produtor não receberá o benefício”, destaca Murilo. No documento, fornecido pela Asplan aos seus associados, o produtor informa o montante de cana entregue na safra 2011-2012. “Montamos um plantão especial de atendimento aos nossos associados que funciona de segunda a sexta, no horário de funcionamento da Asplan”, lembra a gerente administrativa da entidade, Kiony Vieira.