Agrônomo Benon Barreto é homenageado pelos 80 anos de vida muitos dos quais dedicados a cultura canavieira

O engenheiro agrônomo Benon de Barros Barreto foi homenageado por colegas, amigos e entidades de classe, no último dia 1º, pelo seu aniversário de 80 anos e também pela dedicação ao trabalho de campo, especialmente, à cultura canavieira. O evento que reuniu produtores, industriais, amigos e familiares de Bennon foi realizado na granja de João Valões, gerente agrícola da usina Monte Alegre, localizada em Santa Rita. O presidente e o vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Murilo Paraíso e Nonato Siqueira, respectivamente, junto com vários diretores da Asplan prestigiaram o evento.

“Fiquei muito comovido com a iniciativa dos amigos e que sob o argumento de comemorar meu aniversário, que na realidade foi dia 17 de setembro, me prestaram uma grande homenagem em reconhecimento ao trabalho que desenvolvo desde 1959, quando me formei na Escola Superior de Agricultura de Pernambuco”, destaca Benon.

Com larga experiência no setor sucroenergético, Benon já atuou em várias indústrias do Nordeste e em outras localidades do país como gerente agrícola, foi consultor da SUDENE em dois momentos distintos, ajudou a elaborar  mais de 70% dos projetos direcionados ao Proálcool, quando integrava a equipe da TECAL, participou do Grupo de Estudos da Racionalização da Indústria Canavieira do Nordeste (GERAN), na década de 80 e desde essa época planta cana-de-açúcar em terras paraibanas e atua como consultor.

“Benon é um especialista quando o assunto é cana-de-açúcar e é uma referência em nosso setor. Muito nos orgulha tê-lo como associado da Asplan e ainda ter a oportunidade de contar com ele sempre que precisamos, usufruindo de seus conhecimentos”, destaca o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.

Benon de Barros Barreto é casado com a Sra. Maria de Lourdes, mais conhecida como Lôla, desde 1962, e tem três filhos: Flávia, Roberta e Alexandre, este último se inspirou no pai e abraçou a mesma profissão, só que atuando em Pernambuco.