Asplan enfatizará temas importantes que envolvem a atividade canavieira durante I Encontro Técnico de Produtores

encontro tecnico prod

encontro tecnico prodEvento acontece nesta quarta-feira (05), no auditório da Asplan, em João Pessoa

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) realizará, nesta quarta-feira (05), o I Encontro Técnico de Produtores de Cana-de-Açúcar do Estado da Paraíba. O evento, que acontecerá no auditório da Associação a partir das 9h, tem o objetivo de discutir a sustentabilidade da atividade canavieira na Paraíba, bem como a importância da cultura para a economia do Nordeste e do país. Na programação do Encontro estão previstas palestras sobre irrigação, manejo do solo, custos operacionais, bioenergia, melhoramento de variedades, assim como apresentações do perfil do setor sucroalcooleiro da Paraíba e do contexto da atividade no país.

As exposições serão feitas por nomes importantes do setor como Paulo Leal, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana); Francisco Dutra, pesquisador da Estação Experimental de Carpina/UFRPE); Antônio Rosário, engenheiro agrônomo da Ridesa; Iêdo Teodoro, do professor ligado à Ridesa; Thiago Falcão, engenheiro agrônomo; Ricardo Matos, da RM Florestal; Gilson Moura Filho, engenheiro agrônomo; e Gregório Maranhão, Consultor especialista em questões do setor sucroalcooleiro.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, que abrirá aos trabalhos no dia, adianta que o evento tem tudo para deixar o produtor ainda mais informado sobre o que se tem feito para melhorar a qualidade da cana plantada na região e o cenário econômico da cultura canavieira.  “Acredito que nossos associados comparecerão em grande número ao evento porque, na oportunidade, eles assistirão a palestras importantes para o desenvolvimento da atividade no nosso estado, que já foi tão castigado com essa última seca”, comenta o dirigente, que dará as boas-vindas aos participantes do evento a partir das 9h.

Às 9h15, o encontro terá início com a palestra Atuação da Feplana no Contexto do Setor Canavieiro (Paulo Leal – Presidente da FEPLANA). Em seguida os participantes assistirão às palestras Importância da Cultura da Cana-de-açúcar para o Nordeste (Dr. Manoel Gregório Maranhão – Consultor, às 9h30; Perfil do Setor Sucroalcooleiro do Estado da Paraíba (Francisco Dutra Melo – Pesquisador da Estação de Experimental de Cana de Açúcar de Carpina/UFRPE), às 10h; Variedades Melhoradas como Fator de Sustentabilidade (Antônio Rosário de Sousa – Engenheiro Agrônomo do PMGCA – RIDESA CECA-UFAL), às 10h30; e às 11h20 acontecerá a palestra Manejo Físico-Químico do Solo (Prof. Gilson Moura Filho – Engenheiro Agrônomo D.sc – RIDESA-CECA-UFAL, solos e nutrição).

Após o almoço, às 13h40, a programação continua com mais três exposições: Uso da Irrigação na Cultura Canavieira (Dr. Professor Iêdo Teodoro – RIDESA-CECA-UFAL, irrigação); RAESA – Custos Operacionais do Sistema de Irrigação (Thiago Falcão – Engenheiro Agrônomo); e Produção de Bioenergia a Partir da Cultura do Eucalipto (Ricardo Matos – RM Florestal). O encerramento do encontro está previsto para às 16h10.