Asplan integra comitiva de produtores canavieiros do Nordeste que foram conhecer cooperativa modelo em Alagoas

Representantes ASPLAN Pindorama2012

Pindorama tem inspirado iniciativas por todo Brasil com uma produção que cresce a cada ano

Representantes ASPLAN Pindorama2012

 

O êxito da companhia, que tem um crescimento médio de 20% no faturamento todos os anos, sendo considerada a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, fez com que, os representantes da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Francisco Siqueira de Lima Neto e o agrônomo da entidade, Luis Augusto de Lima Santos, integrassem uma comitiva formada por autoridades governamentais, representantes de instituições financeiras e empreendedores do setor sucroenergético do Nordeste. Eles foram conhecer o funcionamento e o gerenciamento da Cooperativa de Agricultores de Pindorama, localizada no estado de Alagoas. “Pindorama tem inspirado iniciativas por todo Brasil com uma produção que cresce a cada ano. Foi esse o sentido da nossa visita, conhecer esse sistema para vermos a possibilidade e viabilidade de, implantarmos um sistema similar  na Paraíba”, explicou Neto.

A comitiva foi recebida pelo presidente de Pindorama, Klécio José, que fez um breve histórico da criação da cooperativa e todo seu desempenho até os dias de hoje. Segundo Klécio, a cooperativa produziu na última safra 2011/2012 460 milhões de litros de etanol e 1,2 milhões de sacos de açúcar, a partir de 948 mil toneladas de cana-de-açúcar  moídas. “Além da matéria prima, a nossa cooperativa também trabalha com uma diversidade de frutas, como coco, maracujá, abacaxi, manufaturamos sucos concentrados, em pó, doces e outros artigos”, explicou o presidente da cooperativa.

Após a exibição do vídeo institucional, o presidente convidou os representantes para visitarem as instalações das indústrias. O grupo conheceu a fábrica de derivados de coco, onde eles observaram todo processo industrial da fruta, entre eles, o coco ralado e o leite de coco. Em seguida, os visitantes puderam ver em funcionamento da fábrica de confeiteiros, a usina de açúcar e o setor de armazenamento e logística. Depois das visitas foi oferecido um almoço, onde todos aproveitaram para fazer alguns comentários. Em seguida o grupo foi levado ao centro de treinamento onde conheceram os trabalhos sociais desenvolvidos pela cooperativa, sobretudo com as crianças e adolescentes. “Esse é um exemplo a ser copiado e disseminado por todo o Brasil, porque esse é um modelo que funciona”, disse o engenheiro da Asplan, Luis Augusto.
 

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews
www.newscomunicacao.com.br