Asplan participa da Campanha SOS Seca Paraíba

Com objetivo de reivindicar medidas contra a seca que trouxe muito prejuízo para o produtor no ano passado, comprometendo sua renda e, consequentemente, seu endividamento, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan-PB) foi convidada pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) para participar da Campanha SOS Seca PB, que será lançada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (15), às 9h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. A campanha é fruto da “Caravana da Seca – A Paraíba em Defesa do Semiárido”, promovida pela ALPB, no final do ano passado.

A Campanha SOS Seca PB pretende chamar a atenção dos governos estadual e federal para a efetivação de ações duradoras e permanentes capazes de promover a convivência dos agricultores, agropecuaristas e produtores rurais com a seca no semiárido. O movimento reúne representantes da sociedade civil organizada, a exemplo da Faepa, e representantes dos poderes públicos. “A falta de água não afeta só o produtor rural, o comércio e a indústria, mas toda a sociedade”, lembrou o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, justificando a importância da adesão à campanha.

Segundo Murilo, a situação de calamidade enfrentada pela população devido à prolongada estiagem que acomete todo o Nordeste, que pôde ser conferida in loco pela Caravana da ALPB, é bastante conhecida. “A Asplan acompanha de perto o drama dos produtores rurais”, relatou o presidente da entidade, acreditando que dias melhores estão por vir para mudar o quadro atual. “Precisamos agir rápido, pois a seca que atinge a Região Nordeste já reduziu em torno de 25% a safra de cana-de-açúcar só aqui na Paraíba”, disse Murilo Paraíso, lembrando que a estiagem se estendeu um pouco mais e atingindo também a zona da mata paraibana, onde estão os canaviais, comprometendo a cadeia produtiva da cana-de-açúcar que teve o ciclo de vida prejudicado pela falta de chuva.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)

Repórteres:
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Eliane França (DRT-PB 2000)
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)

Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br – news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews
www.newscomunicacao.com.br