Asplan promove palestra sobre Inteligência Emocional para funcionários e associados

Asplan promove palestra sobre Inteligência Emocional para funcionários e associados

O ato de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles denomina-se Inteligência Emocional. Embora isso seja extremamente importante para uma vida mais saudável do ponto de vista de equilíbrio emocional, estudos mostram que apenas 5% da população mundial procura conhecer a si próprio, descobrir suas dores e enfrentar seus problemas pessoais. E foi justamente para abordar a importância deste processo de autoconhecimento que a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promoveu, nesta sexta-feira (14), para funcionários e associados a palestra motivacional ‘Inteligência Emocional’, com a Psicóloga e Analista Comportamental, Anne Régis.

Em sua abordagem, a palestrante lembrou que cabe a cada indivíduo buscar reconhecer-se a si próprio, identificar as dores emocionais e buscar caminhos para resolver os problemas emocionais. “Ninguém muda ninguém, mas, a partir de nossas próprias mudanças, nos podemos impactar o outro e promover também mudanças em outras pessoas”, destacou ela. Ainda sobre mudanças, Anne lembrou que o sucesso ou fracasso de uma pessoa não está apenas nas oportunidades, mas, sobretudo, na forma como se busca alcançar objetivos de vida.

Neste aspecto, ela lembrou que os valores e as crenças aprendidos na primeira infância e adolescência, inevitavelmente, impactam na vida adulta, reforçando a importância de pais e responsáveis na condução da educação de crianças e adolescentes. “O que você acredita que possa fazer, que tem condições de alcançar faz parte de um conjunto de aprendizado e isso vai impactar suas decisões e atitudes no futuro. Os pais interferem diretamente na formação das crenças e valores dos filhos, por isso é tão importante essa base na formação de uma pessoa. Pessoas de sucesso, via de regra, tiveram esse processo de orientação e educação fortalecidos na infância”, reiterou ela, lembrando que isso não é condição para a felicidade, equilíbrio emocional, nem realização pessoal, mas, um importante alicerce.

Lembrando a citação de Carl Gustav Jung, psiquiatra, psicoterapeuta suíço e fundador da psicologia analítica – ‘Enquanto você não se tornar consciente, seu subconsciente governará sua vida e você chamará isso de destino’ –  Anne reforçou que o destino de cada um não é predeterminado pelas circunstâncias, mas, pelas atitudes diante dos desafios, problemas e dores que a vida nos impõe. “A gente pode ser o que quiser, mas, para ter equilíbrio emocional e também sucesso na vida, antes a gente precisa conhecer-se, saber onde é a dor e buscar formas de solucionar as lacunas, curar-se, amar-se, acreditar em si próprio e no potencial que cada um de nós tem”, disse Anne que também deu um testemunho de como ela própria deu uma guinada em sua vida ao curar-se de dores e dissabores após participar da jornada de imersão Vida Plena, com um dos mais renomados palestrantes brasileiros, o Polozi. “Essa experiência foi uma virada de chave em minha vida”, finalizou Anne.

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, lembrou que essa atividade está inserida nas ações da entidade que buscam motivar seus colaboradores e associados. “Estar bem consigo próprio é muito importante e a inteligência emocional é uma das formas da gente conseguir isso”, finalizou o dirigente canavieiro.