Asplan promove palestras sobre soluções de irrigação inteligente e sistema de gotejamento em cana-de-açúcar

As novas técnicas e indicações da irrigação em cana-de-açúcar  e a viabilidade econômica do sistema de gotejamento no Nordeste serão temas de palestras técnicas que serão realizadas, nesta quarta-feira (10), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa. O coordenador Agronômico da Netafim, Daniel Pedroso e o consultor da Cana Consultoria, Ricardo Costa  serão os palestrantes do evento, que começa às 8h e é direcionado, prioritariamente, para os associados da entidade, mas aberto ao público interessado.

“As palestras vão orientar melhor o fornecedor e mostrar como fazer uma irrigação inteligente, além de mostrar a viabilidade do investimento. Por ser uma questão cara ao fornecedor, fazemos na Paraíba uma irrigação de salvação, que é aquela que é praticada após a colheita com objetivo de melhorar a germinação das socarias, ampliando assim a longevidade do canavial. É importante salientar que este método de irrigação é um dos mais eficientes por conta de sua alta produtividade com consumo de água muito bem aproveitado. Informamos ainda que a Paraíba, em curto prazo, alcançará cerca de 3.000 hectares com este método de irrigação.”, disse o coordenador do Departamento Técnico da Asplan (Detec), o engenheiro agrônomo, Vamberto Rocha.

‘A ideia é mostrar como se pode produzir mais, com menos’, destaca o convite do evento que é realizado em parceria com a Netafim, Hidrobrás e Asbranor. De acordo com a programação, na primeira palestra da manhã vai ser debatido os resultados e benefícios da irrigação localizada por gotejamento e, em seguida, será abordada a viabilidade econômica do sistema de gotejamento no Nordeste.

As palestras técnicas acontecem periodicamente na Asplan e têm o objetivo de levar para o produtor associado informações que contribuam para a melhoria da produção e da cultura canavieira. “Essa é uma forma que encontramos de capacitar e orientar nossos associados sobre assuntos de interesse de seu dia a dia”, destaca o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.