Asplan promoverá palestra sobre corte mecanizado e melhorias na cortadeira de cana utilizada pela Usina Tabu

corte mecanizado

corte mecanizadoA Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através de seu Departamento Técnico – Detec realizará, nesta quinta-feira (27), às 16h, em seu auditório, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro de João Pessoa, uma palestra sobre o corte mecanizado da cana. Na ocasião, uma equipe da empresa Maqtral, revendedora da cortadeira de cana que hoje já é utilizada na destilaria Tabu, no município de Caaporã, apresentará as adaptações realizadas na colheitadeira e na enchedeira. A cortadeira vem sendo utilizada pela Tabu desde a safra 2013/14, o que também serviu de base para observações de campo e consequente modificação na máquina.

Segundo o coordenador do Detec, o engenheiro agrônomo, Vamberto de Freitas, a iniciativa de realizar o debate foi estimulada pelo crescente déficit de mão de obra especializada para o corte manual da cana-de-açúcar no setor canavieiro e pela proximidade do fim do prazo para o processo de queima da matéria-prima. “A mecanização é algo inevitável, então devemos já nos preparar para isso o quanto antes. Ações que estão dando certo são muito bem-vindas nesse momento para que possamos conhecer melhor e até baratear o processo”, comentou Vamberto, lembrando que a queima da cana só será permitida até o ano de 2017.

O engenheiro agrônomo destacou que durante a palestra, a Maqtral não só mostrará as vantagens oferecidas pela máquina – a exemplo da substituição do trabalho de, em média, 40 pessoas, e o corte em áreas de relevo acidentado como encostas.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o debate de questões como essas servem para melhor desempenho da atividade. “Devemos mostrar ao produtor o que vem sendo feito para que ele se adeque para um melhor resultado de sua lavoura”, comentou, ressaltando que a SCN Tecnologia é especializada em desenvolver novas tecnologias para o setor sucroalcooleiro, o que mostra também a preocupação da entidade em estar sempre trazendo novidades para o produtor. “Ficamos bastante satisfeitos em trazer esse conhecimento para o produtor”, finalizou o dirigente.