Asplan também apoia Campanha de estímulo ao uso do Etanol com adesivagem de carros de associados, funcionários e condôminos

“A campanha ‘Etanol é só beleza. Abasteça com etanol’ lançada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), com apoio de diversas entidades, entre elas a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) continua a ser fortalecida, agora com a etapa de adesivagem de carros e espaços de grande circulação de pessoas. Na sede da Asplan, a partir desta segunda-feira (15), todos os carros de associados, funcionários e condôminos que estacionarem no local passam a ser adesivados com material da campanha. “A adesão a essa campanha tem que ser um compromisso de cada um de nós e de cada vez mais brasileiros que precisam valorizar esse produto limpo, renovável e que contribui com o meio ambiente e ainda gera renda, progresso e desenvolvimento”, destaca o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.

O dirigente canavieiro lembra que a campanha chega num momento muito oportuno, no qual o setor precisa de apoio, inclusive, com o estímulo da população por usar um combustível limpo e renovável. “A safra 2019/2020 de cana-de-açúcar na Paraíba foi encerrada em abril e justamente quando os estoques de álcool deveriam ser comercializados, a pandemia provocou uma queda nas vendas de 70% do etanol nos postos de combustíveis, causando prejuízos ao setor”, destaca José Inácio. Além dos adesivos, a campanha tem ainda um jingle, que está disponível no site oficial do Sindalcool, o www.sindalcool.com.br e conta com a divulgação do setor.

O diretor do Grupo Japungu, José Bolivar, um dos apoiadores da Campanha, gravou um vídeo recentemente onde destaca a importância, pluralidade e sustentabilidade do setor sucroenergético. “O setor é extremamente sustentável, gera sua própria energia e ainda devolve a natureza a grande maioria dos nutrientes consumidos pela cana-de-açúcar durante seu desenvolvimento. Esses nutrientes retornam ao campo em forma de palha e outros resíduos. Além do etanol a indústria também produz uma série de subprodutos, tais como, o bagaço, que é utilizado na geração de energia limpa, na indústria de rações, na produção de álcool de segunda geração, na levedura seca também usada na indústria de rações, o CO² utilizado na indústria de gases, o biometano, o bioplástico, que é o plástico verde, largamente utilizado e até mesmo na reconstrução da pele humana de pessoas que sofreram graves queimaduras. Abastecendo com etanol você valoriza a indústria nacional e contribuiu para o desenvolvimento econômico do país e também de sua região”, destacou Bolivar.