Asplan vai comemorar seus 60 anos de atividades no dia 25 de Maio

O próximo dia 25 vai ser de homenagem e comemoração para os produtores de cana-de-açúcar paraibanos. Nesta data, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) vai comemorar seus sessenta anos de atividades ininterruptas na defesa de seus associados e no apoio à mais importante cultura da região. A solenidade de comemoração vai incluir uma homenagem da Assembleia Legislativa, que na ocasião vai outorgar o título de Cidadão Paraibano ao engenheiro civil e produtor canavieiro, Murilo Correia Paraíso, atual presidente da entidade. A autoria do Projeto de Lei de Nº 1.147/2016, aprovado em plenário em dezembro do ano passado, é do deputado Tovar Correia Lima.

Mas, o foco da solenidade será mesmo o sexagenário da Asplan que, na ocasião, lançará um selo comemorativo dos Correios alusivos aos seus 60 anos, uma edição especial do jornal Asplanotícias, além de uma logomarca e um vídeo institucional que vai contar a história e trajetória da entidade, que existe desde 1957 e começou suas atividades, num prédio alugado, no centro histórico da capital. Hoje, a Asplan funciona num moderno e amplo prédio próprio, com oito andares que, recentemente, passou por uma profunda e estruturante reforma e ampliação de seus espaços internos, cuja inauguração das novas instalações também vai ser feita no dia 25.

“Temos muito o que comemorar, pois além de sermos referência enquanto entidade de classe, ao longo de nossos sessenta anos de existência contribuímos de maneira decisiva para o fortalecimento da cultura canavieira no Estado e para enaltecer a importância da produção e do produtor e, assim, ganhar o reconhecimento da sociedade e, sobretudo, de nossos associados para os quais atuamos e trabalhamos”, argumenta o diretor tesoureiro e ex- presidente da Asplan, Oscar Gouvêa.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, destaca que o fato da entidade chegar aos 60 anos de forma equilibrada, autossustentável, prestando relevantes serviços aos produtores e como uma das melhores referências do setor, tanto em nível local, regional, como nacional,  já seria motivos de sobra para comemorar. “A Asplan tem muito o que festejar no dia 25, pois é uma entidade séria, que presta relevantes serviços aos seus associados e chega aos 60 anos com fôlego e equilíbrio econômico/financeiro e administrativo, com uma história de muitos avanços e conquistas, sendo a mais recente delas a revitalização e reforma do prédio sede”, lembra Murilo.

A programação da solenidade do dia 25 ainda está sendo finalizada, mas acontecerá no auditório e hall da entidade, localizado no prédio do edifício sede, na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro da capital paraibana, a partir das 16h. A Asplan tem, atualmente, cerca de 1.800 associados, entre pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar.