Assembleia Legislativa receberá cientista para falar sobre a previsões meteorológicas

Produtores rurais, inclusive os produtores de cana paraibanos, representados pelo vice presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho, e membros do Governo Estadual se reunirão, mais uma vez, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir os problemas que o setor rural vem enfrentando em função da forte seca que atinge a região Nordeste. O encontro, que é fruto de uma propositura de audiência pública do deputado Assis Quintans, acontece nesta terça-feira (22), às 15h, no Plenário da casa legislativa. Na ocasião, os convidados assistirão a uma apresentação do renomado cientista Luiz Carlos Molion e de técnicos da Aesa – Agência de Águas do Estado da Paraíba sobre o panorama das previsões meteorológicas para a Paraíba entre os anos de 2012 até 2022.

 

A iniciativa do poder público diante das dificuldades dos produtores, para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, é de grande relevância neste momento. No entanto, ele destaca que o setor precisa de ações mais concretas para minimizar os efeitos da seca. “A audiência é muito importante porque a Assembleia vai tornar pública a previsão que os cientistas têm para os próximos anos, sendo que a classe está preocupada com o que já aconteceu. Com as perdas já confirmadas e que não tem mais volta”, disse o presidente da entidade, cobrando também dos parlamentares ações junto ao governo estadual e federal.

“Os produtores estão preocupados com a falta de subsídios públicos voltados para ressarcir as atuais perdas. Na cana-de-açúcar, por exemplo, já temos uma perda de mais de 20% na próxima safra. Para o pequeno produtor, que representa mais de 90% da categoria na Paraíba, isso é terrível porque de onde ele vai tirar seu sustento senão de sua terra e produção?”, frisou o dirigente, acreditando que, após a apresentação dos dados técnicos, os parlamentares terão ainda mais informações para embasar suas argumentações em Brasília junto do governo e no Congresso Nacional.

News – Assessoria & Comunicação

Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews
www.newscomunicacao.com.br