Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba homenageia parlamentares por atuação na Assembleia e Câmara Federal

homenagem2014 0

homenagem2014 0Os deputados Efraim Filho e Assis Quintans receberam homenagens dos plantadores de cana da Paraíba pelos trabalhos realizados em defesa do setor sucroenergético nos parlamentos federal e estadual, na manhã desta segunda-feira (01), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).  A sessão solene teve início às 10h e contou com a presença de diversas lideranças do setor no âmbito regional, a exemplo do presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Lima, o presidente da Associação dos produtores de cana do Rio Grande do Norte, Renato Lima, o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de PE, Gerson Carneiro Leão, o consultor Gregório Maranhão, entre outros.

Na abertura do evento, o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, fez questão de citar a luta dos deputados em defesa das causas do setor. Sobre o deputado federal Efraim Filho, Murilo frisou a aprovação da subvenção econômica do governo federal. “Estivemos juntos com Efraim Filho na batalha pela aprovação da subvenção. Essa homenagem, portanto é um agradecimento por tudo que ele tem feito pelo setor. Todos os deputados tem nos dado apoio, mas Efraim tem um olhar diferenciado, mais próximo da gente. Ele com certeza será o sucessor de Ronaldo Caiado na Câmara”, afirmou.

Já com relação ao deputado estadual Assis Quintans, o presidente da Asplan lamentou a sua ausência na Assembleia no próximo exercício. “Ele não é candidato este ano e vai fazer muita falta na Assembleia. Vamos ver quem abraçará nossa causa no âmbito estadual, porque Quintans sempre foi aquele que fez por nós”, explicou Murilo Paraíso. Os dois parlamentares receberam placas em agradecimento da categoria pelo empenho nas suas respectivas Casas de atuação. Quintans recebeu sua placa das mãos do diretor adjunto da Asplan e ex-presidente da entidade, José Inácio de Morais.

 O secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, representando o Governador do Estado, também homenageou os parlamentares. “Foram sete reuniões com o governo em apenas três anos. Isso se deve ao apoio e à insistência desses parlamentares. Efraim Filho esteve em todas essas reuniões”, comentou Rômulo na ocasião, citando alguns projetos importantes que os parlamentares ajudaram a colocar em prática como o programa estadual de distribuição de cana-sementes, no caso do deputado estadual Quintnas, e o próprio programa de subvenção, defendido pelo deputado federal Efraim Filho.

Ao receber a homenagem, Quintans conclamou a categoria a ser forte e a lutar pelos seus objetivos. “Vamos enfrentar os setores mais ortodoxos e vamos em frente porque esse setor é o que mais emprega no estado”, disse, agradecendo a reverência feita pelos produtores de cana. Eu sei que essa honraria é do coração. Sempre farei o possível para nunca decepcioná-los”, concluiu o parlamentar, mostrando uma publicação da Câmara Federal sobre o setor sucroenergetico no qual ele próprio também escreveu. “Mostro isso pra você para mostrar o amor que tenho ao setor. Eu fui o único parlamentar do Brasil a publicar nesse livro. Aqui falo sobre a politica equivocada de credito rural destinada aos canavieiros”, arrematou Quintans.

Para finalizar as homenagens, o presidente da Asplan, leu uma carta do presidente da federação dos Produtores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal. Na mensagem Leal também agradecia a Efraim Filho pelo trabalho atuante em prol do setor na Câmara Federal. O presidente da Unida, Alexandre Lima, também se pronunciou e entregou uma placa agradecendo o empenho do parlamentar na aprovação das questões da subvenção. “Essa homenagem aos parlamentares está acontecendo em todos os estados. Aqui a classe escolheu vocês dois, merecidamente. Quintans é o parlamentar que mais procuramos atrás de apoio. Efraim nos ajuda muito em Brasília”, comentou o dirigente da Asplan, Murilo Paraiso, Em seguida, o diretor da Asplan, Oscar Gouvêa fez a entrega da placa ao deputado Efraim Filho em nome da diretoria da entidade.

Já o ex-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, citou o sentimento da gratidão. “Estamos praticando um dos sentimentos mais bonitos da natureza humana que é a gratidão. Muito obrigado aos dois parlamentares pelo trabalho realizado”, disse. O consultor Gregório Maranhão falou em seguida sobre a importância de apoio ao setor que é, reconhecidamente, um dos mais importantes da economia nacional.

Depois, um vídeo da família de Efraim foi exibido, deixando o parlamentar visivelmente emocionado, principalmente quando, em suas palavras de agradecimento, citou o seu pai como exemplo. “Muito obrigado pela homenagem. Quando algo é importante para nós compartilhamos com a família e a minha está aí, minha família, meu pai, que é meu exemplo. Minha vitória é a vitória dele também”, disse Efraim Filho na ocasião se dirigindo ao pai, Efraim Morais que estava presente na ocasião.

Ao final, todos participaram de um almoço especial servido no hall do auditório. A mesma homenagem está sendo feita por entidades ligadas ao setor em outros estados do Nordeste. Em Pernambuco, o homenageado foi o deputado federal, Pedro Eugênio, enquanto que no Rio Grande do Norte, o escolhido foi o deputado federal, Henrique Alves. Em Alagoas, os deputados federais, Givaldo Carimbão e Renan Calheiros também foram homenageados.

homenagem2014 1

homenagem2014 3