Canavieiros conhecem as novas perspectivas para o setor e fazem homenagem a parlamentar no primeiro dia da NORCANA

norcana2

norcana2A diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) prestigiou a abertura da terceira edição da NORCANA, uma grande feira promovida pela Associação de dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFPC), em Recife, visando o aproveitamento das oportunidades de negócios e divulgação de novos panoramas econômicos para o setor. O evento teve início nesta terça-feira (16), com a palestra “Previsão Meteorológica”, com a Dra. Francis Lacerda, pesquisadora do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, seguida de coquetel. A programação incluiu ainda a palestra do engenheiro agrônomo, Dr. Marcos Fava Neves, professor da Universidade de São Paulo (USP), que apresentou um cenário difícil para o setor no próximo ano, e uma homenagem dos canavieiros ao deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE).

 A abertura da NORCANA contou com a presença do presidente e vice-presidente da Asplan, Murilo Paraíso, e Pedro Jorge Coutinho, bem como do diretor da entidade, José Inácio de Morais. Na ocasião do coquetel, o público – formado por diversos produtores de cana, parceiros do setor, industriais, representantes de órgãos de classe e diversas autoridades do setor privado e público relacionadas ao setor – ficou preocupado com os dados trazidos pelo engenheiro agrônomo, Dr. Marcos Fava Neves, da USP. Segundo o vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge Coutinho, o palestrante apresentou um cenário difícil para o setor em 2015.

“A perspectiva não é nada boa e deixou o público em alerta. Ele mostrou, por exemplo, que 60 usinas já estão fechadas e com a corrupção na Petrobrás a situação deve piorar ainda mais e impactar no setor sucroenergético nacional”, disse o dirigente, frisando a importância de se prestar a atenção nas posições dos presidenciáveis em relação à defesa da produção do etanol nacional como forma de enfrentamento à crise do setor sucroenergético. “Temos um combustível limpo e nosso. O governo tem que investir nisso, tem que transformar essas políticas públicas existentes sobre o etanol à base de cana”, completou Pedro Jorge.

Homenagem

Antes da palestra de Fava, os produtores de cana realizaram uma homenagem ao deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), que recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Canavieiro da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape). O presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima homenageou o parlamentar na condição de líder da classe regionalmente, enquanto que o presidente do Sindicape, Gerson Carneiro Leão, representando também a AFCP, homenageou Pedro Eugênio em nome dos plantadores de cana do estado.

A premiação é concedida pela entidade de classe a parlamentares que se empenharam em defender a manutenção da cultura agrícola na região. O parlamentar se destacou na Câmara dos Deputados ao conseguir garantir a aprovação de nova subvenção econômica para os canavieiros referente à safra 2012/13.

Essa mesma homenagem foi feita na Paraíba, pela Asplan, ao deputado federal, Efraim Filho, e ao deputado estadual, Assis Quintans. Outros estados do Nordeste também estão fazendo o tributo aos parlamentares de suas localidades que defendem as causas do setor sucroenergético. No Rio Grande do Norte o homenageado foi o deputado federal, Henrique Alves. Em Alagoas, os deputados federais, Givaldo Carimbão e Renan Calheiros foram os homenageados.