Canavieiros nordestinos homenageiam ex-ministro da Integração Nacional

alexandre lima2

alexandre lima2O ex-ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rosseff, Fernando Bezerra Coelho, foi homenageado nesta segunda-feira (17), na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Na oportunidade, Bezerra recebeu a comenda de honra ao mérito canavieiro, uma premiação conferida pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que representa 21 mil canavieiros da região. Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, que foi representado no evento pelo diretor adjunto da entidade, José Inácio de Morais, a homenagem foi justa, visto que o ex-ministro contribuiu para o fortalecimento da cadeia produtiva da cana no Nordeste quando esteve à frente do Ministério de Integração Nacional.

“Como ministro, Fernando Bezerra Coelho ajudou muitos canavieiros, tendo se destacado pelo serviço prestado ao fortalecimento da cultura da cana-de-açúcar nordestina, apoiando, inclusive, a instituição do programa de subvenção econômica em 2008”, disse o dirigente da Asplan, frisando que até o momento apenas dois políticos receberam a comenda de honra ao mérito canavieiro da Unida, que foi o atual ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, que recebeu a comenda no ano de 2009; e o presidente do Senado, Renan Calheiros, que recebeu a homenagem no ano passado também pelo auxílio à classe canavieira.

 Nos discursos proferidos, muitos agradecimentos e referencias aos benefícios alcançados pela classe graças à influência e trabalho do ex-ministro.  O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco – AFCP e da Unida, Alexandre Lima, citou, inclusive, a implantação do Comitê Temático Interinstitucional para Recuperação do Setor Sucroenergético do NE, como uma importante contribuição do político para o segmento canavieiro. “O Comitê é o  canal institucional dos produtores nordestinos direto com o governo federal”, agradeceu Alexandre Lima.

Além dos representantes da Asplan, também estiveram presentes no evento os presidentes das Associações dos Plantadores de Cana dos estados Rio Grande do Norte, Renato Lima, e de Alagoas, Lourenço Lopes.