Comitiva de produtores canavieiros do NE viaja para conhecer cooperativa modelo de Alagoas

Asplan também integra a comitiva com a representação de dois membros da entidade

 

Conhecer o funcionamento e o gerenciamento da Cooperativa de agricultores de Pindorama, localizada em Alagoas. Com esse objetivo o representante da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Francisco Siqueira de Lima Neto, viajará, nesta quinta-feira (26), ao estado alagoano, junto com, o agrônomo da entidade, Luis Augusto de Lima Santos. Eles integrarão uma comitiva formada por autoridades governamentais, representantes de instituições financeiras e empreendedores do setor sucroenergético do Nordeste. “Essa visita será muito proveitosa para Asplan, visto que, iremos conhecer o funcionamento da produção da usina que vem crescendo a cada ano. Pindorama começou com uma produção de, aproximadamente, 200 mil toneladas de cana-de-açúcar e hoje atinge uma marca de um milhão de toneladas”, explicou Neto.

Segundo o representante da Asplan a expectativa é muito grande para visitar as instalações industriais e de produção rural da usina considerada uma das mais modernas do país. “Está é a primeira vez que vou a Pindorama e estou muito ansioso para conhecer as instalações da fábrica que é modelo de gestão cooperativada”, contou Neto.

 “Queremos ver como funciona esse sistema para, logo que possível, implantarmos aqui na Paraíba”, explica o engenheiro da Asplan.

 

Sobre a Cooperativa

Idealizada no ano de 1956, pelo suíço-francês René Bertholet. Pindorama foi criada com objetivo de gerar emprego e renda para as famílias da região, desenvolvendo a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade auto-sustentável, diminuindo, com isso, o êxodo rural. Hoje, a cooperativa gera, cerca de 1800 empregos no campo e 300 na indústria – destes, 100 na usina. Localizada na região sul do Estado alagoano, Pindorama tem uma área de 32 mil hectares entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe.

A USINA

Pindorama tem capacidade para produzir 10 mil sacas de açúcar por dia. Trata-se da primeira usina do Brasil, totalmente operada por computadores e comandada por pequenos produtores nos moldes cooperativistas, no qual todos os associados são acionistas da empresa.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
Twitter: @Elianenews