Conab começa a disponibilizar pagamento de subvenção aos pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar da Paraíba

Os primeiros beneficiados receberão o pagamento a partir desta segunda-feira (22)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já disponibilizou em seu site a lista dos primeiros 56 produtores de cana-de-açúcar paraibanos penalizados na safra 2010/2011 e beneficiados com o pagamento da subvenção econômica garantida pelo Governo Federal. O pagamento, referente ao valor de R$ 5,00 por tonelada de cana fornecida às unidades industriais durante a safra 2010/2011, atingindo até 10 mil toneladas por produtor, teve início nesta segunda-feira (22) e se estenderá somente até o dia 26 de outubro.  

O repasse será feito através de depósito bancário em conta corrente do próprio produtor beneficiado ou por meio de ordem bancária realizada através de repasse de recursos ao Banco do Brasil. A relação pode ser conferida no site da Conab ou na sede da Asplan, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro, em João Pessoa. De acordo com a gerente administrativa da Asplan, Kiony Vieira, todas as sextas-feiras a Conab publicará uma lista com os nomes dos produtores beneficiados.

“Praticamente todos os nossos 1.700 associados, sendo 90% de pequenos e médios produtores, entraram com o pedido de subvenção. Com exceção daqueles que não terão acesso aos recursos por terem seus nomes inseridos no Cadin, todos os demais que assinaram sua declaração e atualizaram seus cadastros junto à Asplan devem ser beneficiados. Para isso, a Conab pretende publicar uma lista com os nomes todas as sextas-feiras para coordenar o pagamento”, disse Kiony, frisando que a lista será disponibilizada no site da Conab www.conab.gov.br e também no site da Asplan www.asplanpb.com.br. Quem não tiver acesso à internet pode verificar a lista da Paraíba entrando em contato com a Asplan através do telefone 3241-6424.

Kiony acrescentou ainda que o produtor de cana que tiver seu nome na lista deve verificar se seu pagamento será realizado através de ordem bancária, que requer a retirada dos valores – mediante a apresentação do CPF – no caixa do Banco do Brasil. “O produtor que deu entrada no pedido de viabilização do recebimento e vai receber, via ordem bancária, deve realizar sua retirada na boca do caixa portando apenas seu CPF. Para isso, ele deve observar a data de retirada do dinheiro no banco, porque depois que passado o prazo fica mais complicado reaver os valores”, alertou a gerente da Asplan, lembrando que para os primeiros beneficiados, o período será desta segunda-feira (22), até a sexta-feira (26). “Já quem for receber por depósito em conta corrente, é só verificar a conta”, continuou.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, comemorou o início do pagamento e destacou que a subvenção é uma forma de compensação das perdas dos fornecedores canavieiros que comercializaram a cana-de-açúcar abaixo do preço de produção e tiveram prejuízos na safra 2010/2011. “A subvenção foi criada pelo Governo e aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados, no dia 9 de maio último, e no mesmo mês pelo Senado, com a intenção de contrabalancear a diferença entre o valor de produção e o valor de comercialização, por isso, ela também estava sendo bastante aguardada pelos produtores, que agora poderão planejar a próxima safra com esse auxílio do Governo”, frisou o dirigente.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
Twitter: @Elianenews