Conab libera mais duas listas de produtores da Paraíba beneficiados com a subvenção de cana-de-açúcar

estrutura subvencao

estrutura subvencaoO produtor, no entanto, deve ficar atento ao prazo para saque dos recursos. A data da primeira lista termina nesta quarta-feira (30)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta segunda-feira (25), duas novas listas com o total de 355 produtores de cana-de-açúcar paraibanos. A primeira lista contempla 94 de produtores e autoriza o Banco do Brasil a pagar R$ 1,2 milhão em subvenção. Já a segunda relação traz 261 produtores e o valor de 2,2 milhão de benefício. O produtor que optou por receber os recursos via ordem de pagamento, no entanto, deve conferir o período de realização do resgate do dinheiro e ir rapidamente a sua agência bancária, pois as listas trazem prazos diferenciados. O fornecedor de cana pode consultar as relações no site da Asplan (www.asplanpb.com.br), clicando no ícone da Conab na página principal.

Para os 94 produtores beneficiados na primeira lista, por exemplo, os recursos estão disponíveis para resgate desde o dia 23 de outubro e o prazo já chega ao fim nesta quarta-feira (30). Os produtores relacionados na segunda lista, porém, tem a subvenção a sua disposição desde o dia 28 de outubro e podem sacar o benefício até a próxima segunda-feira (04). “Após a verificação de seu nome na lista, o produtor que optou por receber via ordem bancária deve ficar atento ao prazo dado pela Conab e ir o mais breve possível realizar sua retirada na boca do caixa apresentando apenas seu CPF”, explica a gerente administrativa da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Kiony Vieira. Ela lembra que quem optou pela transferência bancária pode ficar tranquilo porque os recursos provavelmente já estão em suas contas e não correm o risco de serem estornados.

A subvenção econômica de R$ 12,00 por tonelada de cana fornecida às unidades industriais durante a safra 2011/ 2012 – atingindo até 10 mil toneladas por produtor – é um benefício garantido pelo Governo Federal e serve para reparar perdas que os produtores tiveram. Neste caso específico, por causa dos estragos da seca, que dizimou quase 30% da produção de cana-de-açúcar da Paraíba na safra em questão. A publicação das listagens pela Conab não tem data definida, sendo possível a Companhia divulgar outra planilha de pagamento a qualquer momento. Ao todo, serão beneficiados 1.800 produtores paraibanos com a liberação dos recursos.