Consumo de etanol no Brasil em julho foi o maior dos últimos 15 anos

etanol alcool

 

etanol alcoolPreço competitivo com a gasolina foi o principal incentivar do uso do produto

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou, recentemente, que o consumo de etanol hidratado, aquele que abastece diretamente os tanques dos veículos, teve o maior consumo já registrado nos últimos 15 anos somente no mês de julho. De acordo com o órgão, os brasileiros utilizaram 1,55 bilhão de litros de etanol, o maior volume já registrado desde o ano 2000, quando a ANP e as distribuidoras começaram a divulgar estes dados.

A tendência de crescimento nas vendas de etanol hidratado aconteceu em todas as regiões do Brasil, mas ao comparar o consumo dos meses de junho e julho, a ANP apontou que Minas Gerais teve um aumento expressivo no consumo de etanol hidratado nos veículos flex de quase 20%, por causa da redução de impostos autorizados pelo governo estadual.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, explica que esse aumento do consumo do etanol reflete o preço competitivo do produto frente ao seu concorrente fóssil, a gasolina. “Se o consumidor tiver o estímulo do preço, ele vai optar pelo combustível limpo”, afirma Murilo. Ele afirma, no entanto, que esse aumento do consumo ainda não chegou a beneficiar a cadeia produtiva. “As indústrias estão passando por uma crise muito grande, vendendo o produto a preços baixos e o governo federal não estabeleceu ainda uma política efetiva e regular para o setor que valorize e priorize o combustível limpo”, afirma o presidente da Asplan.