Departamento de Assistência Social da Asplan realizou mais de 3 mil procedimentos médicos e odontológicos de janeiro a setembro

atendimento social

atendimento socialTodos os serviços são disponibilizados gratuitamente pela entidade aos seus associados, dependentes e funcionários

De acordo com o último levantamento feito pelo setor administrativo da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), entre janeiro e setembro deste ano, a Asplan realizou 2.102 procedimentos médicos e 1.647 odontológicos. Somados, todos esses procedimentos totalizam 3.149 serviços que incluem desde curativos, aferição de pressão e a realização de exames, até a restauração amálgama, tratamento de canal e clareamento dentário, extensivos não apenas aos associados, mas também aos seus cônjuges e filhos, além de funcionários da entidade.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o número de pessoas que procuram os serviços de saúde oferecidos pela Asplan é um reflexo da política de relacionamento da entidade voltada para a saúde de seus associados e dependentes, trabalhadores rurais e dependentes, além de  funcionários e dependentes. “Esta Casa deve ser uma extensão da casa do próprio produtor, de modo que qualquer diretoria que estiver à frente da Asplan estimulará sempre esta participação da entidade também no que se refere ao bem estar de seus associados e de seus familiares. Estamos satisfeitos com a frequência com que nossos associados utilizam os serviços que disponibilizamos para eles, porque sabemos que estamos suprindo uma necessidade dos colaboradores da entidade que, na maioria dos casos, não possuem esse tipo de atendimento onde reside com sua família”, afirma Paraíso.

Dentre os procedimentos que se destacaram no relatório de atividades da Asplan estão os exames laboratoriais básicos, que até setembro deste ano chegaram à marca dos 1.070, sendo que, só no mês de fevereiro foram encaminhados 256 exames ao laboratório conveniado à Asplan. Já os procedimentos de enfermagem como curativos, aferição de pressão, dentre outras chegaram a 101 no período que compreende os meses de janeiro e setembro. Os atendimentos médicos chegaram ao número de 931. Os serviços médicos oferecidos pela entidade são disponibilizados de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e são realizados pelo médico do trabalho, Dr. Heleno Lino da Silva, no ambulatório da entidade.

Já no departamento odontológico, de janeiro a setembro, foram atendidas 1.140 pessoas e realizados 1.647 procedimentos. Dentre as atividades do setor que mais se destacaram está o número de restaurações de resina foto, que durante o período chegou a marca de 525, e a quantidade de restaurações de amálgama, que chegou a 319. Além das restaurações, também entraram no relatório anual outros procedimentos como exodontia permanente, exodontia decíduo, exodontia resto radicular, tartarectomia, tratamento de canal, raio X, aplicação de flúor, aplicação de selante, selamento provisório e clareamento dentário. Os serviços de odontologia estão disponíveis também de segunda à quinta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a dentista Wilma Lira Dantas da Costa, que atende em um moderno consultório instalado no primeiro andar do prédio sede da Asplan, localizado no Centro de João Pessoa.

Para o presidente da Asplan é de extrema importância o esforço dos profissionais e da própria entidade para manter os serviços do departamento social. “Essa é uma maneira de zelar pelo bem estar do trabalhador que atua com a cana-de-açúcar e de sua família. Essa é a principal razão de ser e existir da nossa entidade e assim vamos continuar sempre”, destaca Murilo Paraíso, lembrando que todos os atendimentos são realizados gratuitamente beneficiando todos ligados à entidade.