sup sudema

Diretoria da Asplan se encontra com superintendente da Sudema para tratar de parcerias entre as duas instituições

Diretoria da Asplan se encontra com superintendente da Sudema para tratar de parcerias entre as duas instituições

sup sudema

sup sudemaUma parceria entre a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) pode facilitar o dia a dia do produtor canavieiro paraibano. Esse foi o foco de uma conversa informal, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (24), entre o superintendente do órgão estadual, João Vicente e membros da diretoria da Asplan, durante um almoço.

O encontro contou com a participação do presidente da Asplan, Murilo Paraíso, dos diretores da entidade, José Inácio de Morais e Pedro Jorge Coutinho, do coordenador do Departamento Técnico da entidade canavieira, Vamberto Rocha e do associado, Domingos Sávio, além do superintendente da Sudema, João Vicente.

Segundo Pedro Jorge, o primeiro passo no sentido de aproximar as duas instituições foi muito produtivo. “João Vicente se mostrou aberto às nossas solicitações e uma das primeiras ações concretas neste sentido será a formalização de uma parceria com a Sudema para auxiliar os técnicos de nossos associados a fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, destaca Pedro Jorge.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, também mostrou-se otimista em relação à aproximação das duas instituições. “O nosso objetivo com essa perspectiva de parceria é ampliar as possibilidades de ajuda aos nossos associados que além, do CAR poderão contar com o apoio técnico da Sudema em outras situações do cotidiano a exemplo da questão das licenças ambientais”, destaca o dirigente da Asplan.

Segundo José Inácio, a perspectiva deste auxilio da Sudema e da ampliação do prazo para realização do CAR traz um pouco de alívio aos produtores que ainda encontram dificuldades para realizar o Cadastro. “No Nordeste, segundo informações da própria Sudema, até janeiro, apenas 1,5% dos imóveis tinham realizado o cadastro. Esperamos que o governo amplie o prazo inicialmente estabelecido que é até maio de 2015, para dar tempo de todos os produtores realizarem seu Cadastro”, finaliza o diretor da Asplan.