Diretoria da Asplan se encontra com superintendente da Sudema para tratar de parcerias entre as duas instituições

sup sudema

sup sudemaUma parceria entre a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) pode facilitar o dia a dia do produtor canavieiro paraibano. Esse foi o foco de uma conversa informal, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (24), entre o superintendente do órgão estadual, João Vicente e membros da diretoria da Asplan, durante um almoço.

O encontro contou com a participação do presidente da Asplan, Murilo Paraíso, dos diretores da entidade, José Inácio de Morais e Pedro Jorge Coutinho, do coordenador do Departamento Técnico da entidade canavieira, Vamberto Rocha e do associado, Domingos Sávio, além do superintendente da Sudema, João Vicente.

Segundo Pedro Jorge, o primeiro passo no sentido de aproximar as duas instituições foi muito produtivo. “João Vicente se mostrou aberto às nossas solicitações e uma das primeiras ações concretas neste sentido será a formalização de uma parceria com a Sudema para auxiliar os técnicos de nossos associados a fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, destaca Pedro Jorge.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, também mostrou-se otimista em relação à aproximação das duas instituições. “O nosso objetivo com essa perspectiva de parceria é ampliar as possibilidades de ajuda aos nossos associados que além, do CAR poderão contar com o apoio técnico da Sudema em outras situações do cotidiano a exemplo da questão das licenças ambientais”, destaca o dirigente da Asplan.

Segundo José Inácio, a perspectiva deste auxilio da Sudema e da ampliação do prazo para realização do CAR traz um pouco de alívio aos produtores que ainda encontram dificuldades para realizar o Cadastro. “No Nordeste, segundo informações da própria Sudema, até janeiro, apenas 1,5% dos imóveis tinham realizado o cadastro. Esperamos que o governo amplie o prazo inicialmente estabelecido que é até maio de 2015, para dar tempo de todos os produtores realizarem seu Cadastro”, finaliza o diretor da Asplan.