Ex-ministro da Integração Nacional recebe homenagem de entidade canavieira

fernando bezerra

fernando bezerraO ex-ministro da Integração Nacional do governo Dilma Roussef, Fernando Bezerra Coelho, será homenageado pelo segmento canavieiro nordestino, na próxima segunda-feira (17), com a comenda de honra ao mérito canavieiro. O premio é conferido pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) – entidade de classe regional que representa 21 mil canavieiros na Região Nordeste, inclusive os fornecedores da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). A entrega da comenda está programada para às 11h, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). O presidente da Asplan, Murilo Paraíso e outros dirigentes da associação paraibana vão prestigiar o evento.

A comenda de honra ao mérito canavieiro é conferida a políticos que se destacam pelo serviço prestado à manutenção e ao fortalecimento da cultura da cana-de-açúcar nordestina. Até hoje somente dois políticos receberam tal premiação da Unida. O atual ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, em 2009, e no ano passado, o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Para o presidente da Unida e da AFCP, Alexandre Andrade Lima, a decisão de entregar a comenta para Fernando Bezerra Coelho é uma questão de justiça com o político diante da sua trajetória em defesa do setor nordestino. “Antes de ser ministro de Integração Nacional, ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, e sempre contribuiu no fortalecimento da cadeia produtiva da cana no Nordeste”, destaca Alexandre. Ele lembra que Fernando Coelho foi decisivo para manter a Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool em funcionamento nos anos em que esteve à frente da secretaria estadual, mas acabou logo após a sua saída para assumir o ministério da presidente Dilma.