Fabricante apresentará novo nematicida para a cultura da cana no auditório da Asplan

nematoides

nematoidesA Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) realiza, nesta terça-feira (01), a apresentação de mais um produto lançado no mercado para afastar doenças que afetam a cultura e produtividade da cana-de-açúcar. Trata-se do nematicida Pottente, criado pela Ihara e que será apresentado pelo engenheiro agrônomo, Dr. Wilson Novaretti. O estudioso ministrará a palestra “Nematóides: o inimigo invisível da cana-de-açúcar”. Na ocasião, ele descreverá a praga e falará sobre as principais medidas de controle, a importância do manejo químico e a instruções para coleta de amostras para análise nematológica. A palestra técnica acontece no auditório da Asplan, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro, João Pessoa, a partir das 9h.

Segundo o que vem sendo divulgado pela Ihara, a fabricante investiu novamente na inovação para trazer ao mercado uma solução mais eficaz no combate às pragas da cana-de-açúcar. Em relação aos outros produtos existentes no mercado, a Ihara garante que o produto reduz a população de nematoides no solo e nas raízes, proporcionando melhor desenvolvimento radicular e melhor desenvolvimento das plantas. Além disso, a Ihara assegura mais segurança e flexibilidade com o Pottente, pois o produto não sofre interação com herbicidas derivados de ureia. A fabricante também garante que o produto não entope bicos, evitando a exposição do operador ao produto durante a operação de desentupimento. O nematicida já foi apresentado em diversos eventos pelo país durante os meses de novembro e dezembro.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o evento é de grande importância para os produtores de cana em virtude dos sérios prejuízos dos nematoides causados à planta de cana-de-açúcar e, indiretamente, ao produtor, pela redução de sua produtividade. “Os nematoides prejudicam as plantas afetando a absorção de nutrientes. Assim, deixamos nossa cana mais vulnerável a doenças, além de não obter uma boa taxa de açúcares, o que afeta a safra como um todo. Essa palestra, portanto, será bem importante para conhecermos todo o processo de cuidados que temos que ter com nossa plantação”, disse o dirigente, convidando a todos para o evento.