Fornecedores de cana da Paraíba passarão a contar com uma cooperativa para comprar insumos e produtos a preços mais acessíveis

Comprar insumos e produtos com valores, pelo menos, 10% mais acessíveis que os praticados no mercado. Essa é uma das vantagens que os produtores de cana-de- açúcar paraibanos, ligados a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), passarão a ter com a criação da Cooperativa dos Associados da Asplan (COASPLAN), que deve começar a operar já a partir de agosto, quando inicia a safra 2019/2020.

De acordo com o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, os associados, incialmente, poderão adquirir os insumos necessários para produção da cana. “Vamos disponibilizar, neste primeiro momento, herbicidas, fertilizantes e defensivos agrícolas, mas, a ideia e expandir, futuramente, o portfólio de produtos incluindo também implementos e máquinas”, destaca o dirigente canavieiro.

Atualmente, a Cooperativa está em vias de formação, definição de estatuto, de quadro de sócios cooperativados, enfim, na fase de estruturação da entidade. A sede administrativa da COASPLAN funcionará, inicialmente, no prédio sede da entidade, no Centro da capital paraibana, mas, as instalações para estoque das mercadorias ainda será definida.

O presidente da Asplan reitera que o grande objetivo da COASPLAN é baratear custos para os associados, permitindo que os investimentos necessários na produção sejam realizados com mais facilidade. “Como vamos comprar os produtos de forma cooperativada, teremos melhores condições de ter preços menores e mais atrativos”, ressalta José Inácio. O presidente da COASPLAN será Fernando Rabelo Filho e o vice-presidente, Pedro Tavares Campos Neto. Para ter acesso a compra, o produtor precisa ser associado da Asplan.