O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu nesta semana, em Timbaúba, município do seu estado, uma delegação de paraibanos que foram assistir ao início da moagem da Usina Cruangi, reativada desde 2015, pela Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (COAF), em uma experiência exitosa de cooperativismo, que poderá em um futuro próximo ser seguida pela Paraíba.
A delegação da Paraíba foi constituída pelo secretário estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro; presidente e diretor da Associação dos Plantadores de Cana, respectivamente José Inácio de Morais Andrade e Oscar de Gouvêa Cunha Barreto Neto; e presidente do OCB/PB — Sistema Organização das Cooperativas da Paraíba, André Pacelli. Também compareceu o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que, como dirigente maior da Associação dos Plantadores de Pernambuco, idealizou e comanda a COAF e, consequentemente, a Usina Cruangi.
O sucesso da usina foi comemorado com uma missa de ação de graças celebrada na própria sede, com a presença maciça de trabalhadores — a Cruagi gerou 350 empregos diretos e 3.500 indiretos —, na cadeia produtiva sucroalcooleira, recuperando e incrementando a economia da região polarizada por Timbaúba, que se localiza nos limites entre Pernambuco e Paraíba.
Observação: a foto que ilustra esta matéria mostra, da esquerda para a direita: Paulo Câmara, André Pacelli, José Inácio e Rômulo Montenegro.