Governador garante apoio na luta para a liberação da subvenção econômica dos canavieiros

rc reuniao

rc reuniaoRepresentantes do segmento sucroalcooleiro da Paraíba estiveram reunidos na última sexta-feira (28) com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, para solicitar seu engajamento na liberação da subvenção econômica dos produtores de cana, que ainda hoje aguarda sua inclusão nas despesas governamentais de 2015 do tesouro nacional. O benefício, destinado a repor perdas de safras passadas foi garantido pela lei 12.999/14 desde julho, mas o Governo Federal ainda não liberou os recursos. A reunião aconteceu na Granja Santana.

Compareceram ao encontro o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, o Diretor Tesoureiro da entidade, Oscar Gouvêa, o diretor secretário, Pedro Jorge Coutinho, além do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – Faepa, Mário Borba, o Engenheiro Agrônomo da usina Japungu, Bolivar Melo, bem como o presidente do Sindicato da Indústria de Produção do Álcool da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa.

Durante a reunião, o governador Ricardo Coutinho garantiu que tratará do assunto com a presidenta Dilma Rousseff e demais governadores do Nordeste na próxima reunião de governadores. “Foi importante ter o apoio do governador. Precisamos desses recursos para repor nossas perdas, afinal, o benefício é referente à safra 2012/2013, um período em que ocorreu a maior seca dos últimos quarenta anos no Nordeste”, comentou o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, frisando que cada agricultor receberá R$ 12,00 por tonelada de cana fornecida para as unidades industriais.

Relembrando

Vale lembrar que nesses últimos meses, representantes do setor têm realizado diversas visitas a parlamentares e ministros visando à liberação dos recursos da subvenção. A última visita foi no início de novembro, ao relator do orçamento da União de 2015, o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Durante o encontro, Jucá declarou apoio à reivindicação da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) para incluir a fonte de recurso da subvenção da cana nas despesas governamentais do próximo ano. O pleito também teve o parecer favorável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que já havia emitido aviso sobre a pendência para o Ministério do Planejamento, solicitando a fonte de recurso da subvenção.