car projecao

Governo estuda possibilidade de ampliar por mais um ano prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Governo estuda possibilidade de ampliar por mais um ano prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural

car projecao

car projecaoO Ministério da Agricultura estuda a possibilidade de ampliar o prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais um ano. O que vigora até agora é que os produtores têm até maio para fazer a inscrição. Segundo dados do Ministério da Agricultura, este mês, o cadastro registrou 576 mil imóveis rurais. Isso representa cerca de 11% da meta, de 5,2 milhões de propriedades que devem ser registradas no País.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

Para realizar o registro de seu imóvel, primeiro o produtor precisa de acesso a um computador com internet, pois o cadastro rural só pode ser feito pelo computador. De acordo com os dados apresentados, o produtor entra na página do CAR, baixa o programa chamado “Módulo de Inscrição” e instala no seu computador. Em seguida, o proprietário deve preencher dados pessoais e da propriedade e o próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural. As imagens de satélite disponíveis para cadastramento do imóvel devem ser instaladas no programa “Módulo Cadastro”.

No final responde-se a um questionário, fornecendo informações complementares sobre a situação do imóvel. “Quando terminar tudo, deve-se selecionar o botão “Finalizar”, que vai armazenar o protocolo que será emitido. Daí sim, será a vez de enviar esse cadastro do sistema SiCAR para emissão do Recibo de Inscrição CAR”, explicou Jancerlan Gomes Rocha, Chefe do Setor de Geoprocessamento da SUDEMA, durante palestra nesta quarta-feira (28), na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Ele disse ainda que  no site (www.car.gov.br) o produtor encontra o passo a passo.