Debater aspectos relacionados ao manejo e tecnologia do cultivo de cana-de-açúcar, seu cenário atual e suas perspectivas. Esses são objetivos do II Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar que será promovido pelo Grupo de Estudos Sucroenergético (Gesucro) em parceria com a Associação dos Plantadores de Cana da Paraiba (Asplan). O evento, aberto para estudantes, professores e profissionais da área agrícola e sucroenergética, acontecerá nos dias 26 e 27 de julho, no Auditório Maria das Dores Monteirro Baracho, no Campus II da UFPB, em Areia. O tema do simpósio deste ano será “Tecnologia e Produção no Nordeste”.
O evento começa as 7h30 com o credenciamento dos participantes. As 9h30 está programada a solenidade de abertura, com homenagens. Em seguida, o Presidente da Asplan, José Inácio de Morais, faz a primeira palestra do evento com o tema “Panorama atual. perspectivas e novos desafios no setor canavieiro”, tendo como moderador do painel o Diretor Técnico da Associação, Neto Siqueira.
A segunda palestra será proferida pelo vice-presidente da Asplan, Pedro Neto, sobre “Renovabio – eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa”. Após o intervalo do almoço, a programação segue com a abordagem do tema “Nutrição da cana-de-açúcar”, feita por Silas Alves, do Grupo Olho D’água. Na sequência, falará Hugo Amorim, da Usina Monte Alegre, sobre “Evolução da colheita mecanizada e novos desafios”. A última apresentação do dia será sobre “Uso de drones na aplicação de insumos agrícolas na cana-de-açúcar” que será feita por João Borba, da Itec Brasil. Em seguida será servido um coquetel para os presentes.
A programação do segundo dia do simpósio começa às 8h, com palestra de Djalma Euzébio Neto, da Ridesa, sobre “Censo varietal e resultados de variedades e clones promissores”, tendo a mediação do Engenheiro Agrônomo da Asplan, Luis Augusto. “Manejo varietal – case de sucesso da usina estivas”, será o tema abordado em seguida por Vamberto Geraldo Silva, da Usina Estivas (RN). A última palestra da manhã será feira por Willams Oliveira, da Ridesa, sobre “Evolução da utilização de bioinsumos na agricultura brasileira”.
A parte da tarde está reservada para apresentação de trabalhos que se destacaram no GESUCRO, com os temas: “Efeito residual da calagem sobre o diâmetro de colmo de duas variedades de cana-de-açúcar”, “Produtividade de genótipos de cana-de-açúcar em ressoca oriundos de micropropagação no brejo paraibano” e “Desenvolvimento vegetativo, trocas gasosas e produtividade de cana-de-açúcar adubada com torta de filtro enriquecida”, este último apresentado por Fábio Mielezrski.
“Essa será uma excelente oportunidade que teremos de atualizar informações do setor e reencontrar os amigos para juntos definirmos prioridades de atuação com foco no fortalecimento do setor canavieiro da Paraíba e região”, afirma José Inácio. As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento, entre as 7h30 e 9h30.