Lançamento do 3º Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono acontece nesta quarta-feira, em Brasília

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) realiza, nesta quarta-feira (28), às 9h, do lançamento da 3º Edição do Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono, em Brasília. Anunciado em 2010 pelo governo federal junto ao programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o guia pretende estimular o produtor rural a investir em tecnologias sustentáveis na propriedade. Na oportunidade serão apresentados os resultados de estudos e cases que comprovam os ganhos na adoção de boas práticas que permitem a redução das emissões de carbono.

Na segunda fase do programa, desenvolvida em 2011, diversos projetos foram colocados em prática com o objetivo de identificar as tecnologias de baixo carbono disponíveis para cada cultura e calcular o custo de adaptação da agricultura convencional para a de baixo carbono. De forma resumida, foram empregados recursos federais para a adoção de quatro principais práticas agrícolas conservacionistas: o plantio direto na palha; a integração lavoura-pecuária-floresta, estratégia de produção sustentável que integra as três atividades na mesma área; e a recuperação de pastagens degradadas.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a iniciativa do governo é importante porque oferece uma oportunidade para o produtor que precisa de recursos para investir em sua plantação. “O Plano ABC, como é chamado o programa de incentivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento destinará bilhões em financiamentos  para a adoção de práticas que contribuam com a redução da emissão gases de efeito estufa no campo. Esse é um ótimo caminho tanto para o produtor, que precisa investir, quanto para o governo, que precisa estimular as boas práticas”, considerou o dirigente.

Para facilitar o acesso dos produtores ao benefício, o governo está lançando mais uma cartilha reunindo informações sobre o programa, critérios de adesão às linhas e procedimentos para conquistar o crédito. O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é uma promoção da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Embaixada do Reino Unido, o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa, do Banco do Brasil, e o patrocínio do Bradesco e da Associação dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF).

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
Twitter: @Elianenews